Formação

São Judas Tadeu

comshalom

Judas,apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com JudasIscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nosevangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significafestejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda,magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu,também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. Opai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima.Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado oMenor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, umavez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodasde Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. Noevangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus.Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia,Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão devesmanifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que averdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amame guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequenaCarta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amorde Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou suapregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada peloEvangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parteno primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizarna Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, epassaram a viajar juntos.

Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias doImpério Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essafonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, porpagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para asduas homenagens.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se ummártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação eo seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Ossacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpesde bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 deoutubro de 70.

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois naFrança, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis,foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou forçano mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lheaconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados".Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver ascausas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto quetenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tantona Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que alteratoda a rotina do país, pois são multidões de católicos que queremagradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *