Formação

São Longuinho: o santo que faz aparecer as coisas perdidas

Hoje, 15 de março, é o dia deste santo tão popularmente conhecido, mas que poucos sabem da história de vida e conversão.

comshalom

Segundo a tradição, São Longuinho teria sido um dos soldados que estavam aos pés da cruz de Jesus em sua crucificação. Ele teria sido o soldado que atravessou o lado de Jesus com uma lança, em vez de quebras as suas pernas, como tradicionalmente acontecia.

O Evangelho de São João, testemunha ocular da morte de Jesus, diz que quando o soldado perfurou o lado do Senhor, dali saíram sangue e água. (Jo 19,34). A tradição diz que essa água que saiu do lado de Cristo respingou em Longuinho e ele ficou curado de um problema que tinha nos olhos.

A cura aconteceu no campo físico, mas principalmente no espiritual, nos olhos de sua alma, pois atribui-se a ele as palavras de um soldado presente na hora da morte de Jesus: Verdadeiramente este homem era Filho de Deus”A partir de então, sua vida não foi mais a mesma. Tocado pela graça de Deus, ele se converteu, passou a acreditar em Jesus e abandonou o exército romano.

A tradição diz que ele refugiou-se na Capadócia, onde tornou-se monge. Ali, ele teria sido perseguido como cristão, mas como não quis abandonar sua fé, foi torturado até a morte, tendo a língua e os olhos arrancados.

Ele teria destruído as imagens dos deuses pagãos, dos quais saíram muitos demônios. Quando Longuinho perguntou aos demônios por que eles foram habitar nos ídolos, estes teriam respondido:

“Onde não se escuta o nome de Cristo nem se faz o sinal da Cruz aí está a nossa habitação”. 

São Longuinho é uma prova do poder do amor e da misericórdia de Deus. Jesus curou a vida de um soldado que o matava.

O santo que encontra as coisas perdidas

São Longuinho é popularmente conhecido por ser invocado pelas pessoas que desejam encontrar coisas perdidas. Mas de onde vem a tradição de pedir ajuda ao santo e de dar três pulinhos em agradecimento ao objeto encontrado?

Outra tradição diz que ele era um homem baixinho e que, por servir na corte de Roma, vivia nas festas. Por sua pequena estatura, conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences das pessoas, devolvendo aos seus donos.

Assim, teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu. Em agradecimento, segundo a tradição, são oferecidos três pulinhos e uma oração. Diz-se também que essa forma de agradecimento seria pelo fato de o soldado ser manco. Outra explicação afirma que os pulinhos remetem à Santíssima Trindade.

>> Receba notícias, formações e orações da Comunidade Shalom no Whatsapp

Oração de São Longuinho

“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma ave Maria”.  

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assaltaram minha casa a 2 anos antes de eu ir na delegacia rezei pra São Longuinho pedindo interseção para achar minhas coisas, e q eu iria mandar rezar uma missa em honra a São Longuinho. Com 20’minutos um policial da PRF me liga perguntando se eu havia sido assaltada por q estava com minhas coisas!! São Longuinho Rogai por nós

  2. Noite passada acordei algumas vezes na madrugada, senti falta de física de minha mãe que amo muito e sempre amarei, foi contemplar a lua a qual aparecia e desaparecia entre as nuves no céu e visualizei 3 estrelas, ao meu ver ela é uma delas ,eu conversei com ela por vários momentos, também antes do dia raiar acordei e visualizei as nuves lindas e senti que ela está muito bem no mundo espiritual, mesmo que não presente mais fisicamente ela estará sempre comigo ajudando espiritualmente nas minha intuições. Agredeci e com muito mais afinco nos últimos dias por tudo por que ela me proporcionou desde o nascimento até o presente momento, durmo na cama que nasci no momento do quarto na residência dos meus pais e de alguma forma sempre estarei com ela, ela uma guerrereira, sempre me ajudou com a educação e conselhos, em certas ocasiões quando da minha infância deixou de comer para me alimentar. O sonho dela era ser freira ou enfermeira, não foi possível infelizmente pois seu pais eram de certas severos e talvez por não terem também muitos subsídios financeiros para proporcionar os estudos mais aprofundados para com os seus filhos. Como no passado também pedi desculpas pelos erros que cometi que na maioria das vezes foram realizadas inconscientemente com palavras que saiam da boca pra fora mas que depois que aferidas e com pedidos de desculpas eram perdoadas. No hospital a minha mãe pediu ao me ver me alimentando que também queria comer a refeição mas como recebeu sonda não podia se alimentar, comentei pra ela que ele iria sealiemntar novamente quendo tirassem a sonda, ela pedia pra voltar pra casinha dela, fiquei sem fome desde então, ontem a cuidadora da mãe comentou agora tu vai ter que tomar os sucos que sobraram na geladeira, tinha comprado para ela dias atrás pois ela gostava. Ontem a tardinha fui ver e arrumar no túmulo as últimas homenagens em forma de flores, cartões que foram realizadas a ela no velório achando que depois do vento norte. Hoje novamente fui lá limpar e arrumar o túmulo com ajuda da ex cuidadora dela bem como agradecer ao pessoal do hospital Agudo pela ajuda prestada. Não esquecerei de vários fatos e acontecimentos como no tempo de que era menino numa situação de quando estava no rio Jacui banhando com ela e demais pessoas, ela me segurou nos seus braços para que não fosse para as águas mais profundas , também em outras ocasiões sempre me defendeu para que não fosse persuadido por fatos que pudessem me prejudicar. Obrigado aos parentes, amigos, médicos , enfermeiros, funcionários e pessoas que de uma forma ou outra ajudaram e conviveram a minha querida mãe, tenho certeza que um dia estarei novamente com ela no mundo espiritual. Hoje agradeci a enfermeira Alice Recepcionista Bruno e parte de funcionários que visualizei no Hospital Agudo no momento que estive lá ajuda que foi prestada a minha mãe.