
Longuinho viveu nos primeiros séculos, era o centurião que, por ordens de Pilatos, esteve com outros soldados ao pé da cruz de Jesus Cristo.
O Evangelho de São João relata quando os soldados foram quebrar as pernas dos dois homens que estavam crucificados ao lado de Jesus, mas quando chegaram diante de Cristo, “como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19,33-34).
Este soldado que perfurou o lado de Jesus foi identificado com o nome Longuinho, derivado do grego que significa “uma lança”.
Foi ele quem, ao ver as poderosas manifestações da natureza após a morte de Cristo, disse a famosa frase que o fez o primeiro convertido à fé cristã: “Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus”.
Diz-se que Longuinho estava ficando cego e, quando perfurou o Senhor com a lança, uma gota do sangue do Salvador caiu em seus olhos e, imediatamente, ele ficou curado. Tocado, converteu-se e abandonou para sempre o exército.
Instruído pelos apóstolos, Longuinho se tornou monge em Cesareia, na Capadócia, onde ganhou muitas almas para Cristo por meio da palavra e do testemunho.
Entretanto, o governador da Cesareia descobriu sua identidade e o entregou a Pôncio Pilatos. Foi acusado de desertor e condenado à morte, a não ser que renunciasse à sua fé em Cristo.
Longuinho se manteve firme e, por isso, foi torturado, teve seus dentes arrancados e a língua cortada. Depois, foi decapitado.
Quase mil anos depois, em 999, São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II. Conforme se relata, o processo de canonização já havia avançado bastante, porém os documentos ficaram perdidos por muitos anos.
Então, o Papa pediu a intercessão de Longuinho para ajuda-lo a encontrar esses papéis. Pouco tempo depois, os documentos foram achados e aconteceu a canonização.
Ainda hoje, São Longuinho é invocado pelos fiéis para pedir ajuda a fim de encontrar algum objeto perdido. Diz-se que ele era um homem baixinho e que, servindo na corte de Roma, vivia nas festas dos romanos.
Nesses ambientes, por sua pequena estatura, conseguia ver o que se passava por baixo das mesas e sempre encontrava pertences de pessoas. Os objetos achados eram devolvidos aos seus donos. Daí teria surgido o costume de pedir-lhe ajuda para encontrar o que se perdeu.
Em agradecimento, segundo a tradição, são oferecidos três pulinhos e uma oração. Diz-se que essa forma de agradecer seria pelo fato de o soldado ser manco, mas outra explicação afirma que os pulinhos se remetem à Santíssima Trindade.
Fonte: ACI Digital
Como o Ser Humano pode ser tão mau??? Maldoso a ponto de fazer crueldade com alguém que nenhum mal lhe fez? Como assim? Arrancaram seus dentes e cortaram- lhe a língua, antes de decapitá-lo? Muito triste. Os Apóstolos também sofreram tanto… Meu Deus, misericórdia!
Gente! Como o Ser Humano pode ser tão mal?! Que coragem, arrancar os dentes e cortar a língua de um homem, que nada havia feito de mal a eles??? Misericórdia, Se!
Todos nos sabemos que a igreja catolica ela tem um passado,um legado sangrento e cruel:
Periodo da inquisição onde os inquisidores faziam horrendas crueldades,barbaries com aqueles que intentavam professar a fé verdadeira em cristo,e afastar se da corrupção que era cada vez maior dentro da igreja…
Oque a igreja tem haver com o martírio de São Longuinho???
Realmente não tem nada a ver. Mas é verdade oque Edson falou. Essa história de longuinho que não existe na Bíblia
É uma grande surpresa, por saber que São Longuinho, foi o soldado que perfurou Jesus na cruz.
Santíssima Trindade é meu grupo de Oração do Shalom, na obra de Nova Parnamirim, Missal de Natal, onde Deus que tudo providência o número 3 é muito forte na minha vida 🧡🙏 Louvado seja Deus 🧡