Formação

São Luís Beltran, um amor a Deus provado e comprovado

Hoje vamos fazer memória de Luís Beltran, um coração obediente a Deus e à sua Igreja. 

comshalom

São Luís nasceu em Valência, Espanha, em 1526, e foi um garoto ousado, aventureiro e muito aberto a desafios. Precisou enfrentar fortes resistências de seu pai, porém, optou por obedecer à voz de Deus, ingressando na Ordem Dominicana.

Decidido, empreendeu passos largos em direção à santidade. Tanto que foi ordenado sacerdote tendo apenas 23 anos. Depois assumiu a importante tarefa de mestre de noviços, até que decidiu aventurar-se na vida missionária e evangelizadora dos povos do novo mundo. 

Na Colômbia, Luís Beltran, muito se ocupou com a salvação das almas, anunciando o amor e a misericórdia de Deus com grande força de persuasão. Ele também não se descuidava das denúncias diante das injustiças cometidas contra os indígenas e, posteriormente, contra os negros escravos.

Combates e provações na missão

Luís pagou um alto preço pela conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia. Sofria ao ver as dores provocadas por exploradores espanhóis contra esses povos. Colocou-se sempre numa atitude de proteção a esses povos, tanto que por duas vezes tentaram envenená-lo e, em outras quatro ocasiões, o assaltaram, ameaçando-o de morte.

São Luís não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar missionários para a evangelização da América. 

Assumiu o cargo de direção na Ordem Dominicana, exerceu ainda com grande eficácia o serviço da pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. No ano de 1569, São Luís, já na Espanha, trabalhando como formador de futuros missionários, pôde partilhar com palavras o que viveu nas inúmeras missões. Ensinava que a arma mais eficaz na conversão das almas é uma intensa vida de oração e de muito sacrifício; e que a pregação necessita ser acompanhada pelas boas obras, caso contrário, o mau exemplo destruiria de maneira fatal o anúncio da  Boa Nova de salvação. 

Frutos de sua oferta de vida

São Luís Beltran faleceu em Valência, no ano de 1581, aos 56 anos de idade.  Edificou de tal  forma o povo e a Igreja com sua vivência missionária que seu próprio pai, antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!

O testemunho de São Luís deve encorajar tantos e tantos jovens que enfrentam resistências de familiares, com respeito a decisão vocacional.  

São Luís Beltran, rogai por nós!

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.