Formação

São Martinho, um breve resumo de seu testemunho e história com Deus

O santo celebrado hoje foi um militar, monge e, mais tarde, bispo da Cidade dos Turões

comshalom

Hoje vamos recordar o testemunho e a fidelidade de São Martinho. Esse servo de Deus nasceuna cidade de Savaria, na Panónia, uma província antiga, que vivia sob o domínio imperial romano. Essa região, hoje, seria o território da Hungria. Martinho nasceu no ano 316 e foi educado pelos pais para ser um militar, tanto que foi alistado no exército do Império Romano no ano 331, quando tinha apenas 15 anos de idade.  

Mesmo tendo recebido na infância uma educação pagã, conheceu Jesus, a Paz completa que tanto sentido deu à sua vida, já na adolescência. Porém, apesar de já crer em Jesus, só pôde consumar sua adesão à fé, pelo Batismo, no ano 356. Conheceu Santo Hilário, um bispo da Igreja e pôde assim, receber uma profunda e rica preparação e ser ordenado diácono, depois tornou-se presbítero da Igreja.  Após receber o sacramento da ordem, voltou para Panónia e ali, pôde evangelizar sua mãe.

Servo fiel e generoso

Viveu algumas perseguições por causa de sua fidelidade a Deus, uma em particular, foi sua expulsão de Milão. Algum tempo depois, retornou e fundou uma bela obra, inclusive sendo hoje o mais antigo mosteiro da Europa. Nas orações e pastoreio que realizava junto ao povo, eram testemunhados vários milagres, tanto que sua fama se espalhou por vários lugares da Europa. No ano de 371, foi nomeado bispo de Tours. Era um pregador incansável, que fundou várias comunidades paroquiais nas regiões rurais mais afastadas da Gália. Ali, seu zelo alcançava tanto os pobres quanto os ricos. Depois de anos de dedicação a Deus, pôde consumar sua união com Ele, falecendo no ano de 397.   

Que Deus nos conceda, por intercessão desse servo incansável e fiel, a graça de também nós aderirmos incondicionalmente aos seus planos de salvação em nossas vidas. 

São Martinho de Tours, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.