Matias é um nome frequente entre os judeus e quer dizer: “dom de Deus”. Esse nome expressa muito bem a vida e o testemunho desse discípulo e ministro da Paz. Ele foi inserido no grupo dos doze apóstolos de modo mais tardio, ocupando a vaga deixada por uma figura bastante polêmica, Judas Iscariotes. Isso mesmo, aquele que traiu Jesus em troca de algumas moedas.
Seu chamado e eleição foram realizados mediante um sorteio, logo após de Jesus subir aos céus. Sua vida, porém, mostra-nos a ação providente de Deus, pois foi ele sorteado pelos homens, mas escolhido e eleito pela graça. Esse servo cumpriu os três requisitos básicos para o ministério apostólico, para fazer parte do grupo dos doze que seguiram Jesus desde o começo, ser chamado e enviado.
O recurso de sorteio realizado pelos apóstolos não deixa de ser curioso. Acreditavam que, por meio desse recurso, a vontade de Deus poderia imperar de modo providente e mais regular, sem jogos de disputas e interesses pessoais. Esse método era muito conhecido e usado desde os tempos dos profetas. Assim, os apóstolos julgaram oportuno valerem-se dessa mesma tradição.
Matias teve fortes e decisivas experiências, não somente por que conviveu com os grandes nomes da primeira hora, como Pedro, João, Mateus, etc. Mas porque, como eles, viveu a carismática e decisiva experiência de Pentecostes (cf Jo 20,19-23). Ali, após receber a efusão do Espírito Santo, foi renovado na sua fé e ardor evangelizador, saindo pelo mundo assim como os demais, anunciando Jesus, o Shalom do Pai.
Não há registros específicos de suas atividades apostólicas, nem de como morreu, se pelo martírio ou de morte natural. As únicas narrativas disponíveis a seu respeito estão nos escritos apócrifos. Há indícios e relatos de que tenha sido decapitado com machado, mas nada seguro e comprovado. Sua festa antes era celebrada no dia 24 de fevereiro, entretanto, para não chocar com o período quaresmal, foi adaptada pelo novo calendário celebrativo para o dia 14 de maio, data mais aproximada do dia da sua eleição.
Que Deus possa nos conceder, em nome de Jesus, o mesmo amor e ardor desse bendito servo ao Evangelho.
São Matias, rogai por nós.