Formação

São Matias, sorteado pelos homens e escolhido pela graça

Seu chamado e eleição foram realizados mediante um sorteio, logo após de Jesus subir aos céus.

comshalom

Matias é um nome frequente entre os judeus e quer dizer: “dom de Deus”. Esse nome expressa muito bem a vida e o testemunho desse discípulo e ministro da Paz. Ele foi inserido no grupo dos doze apóstolos de modo mais tardio, ocupando a vaga deixada por uma figura bastante polêmica, Judas Iscariotes. Isso mesmo, aquele que traiu Jesus em troca de algumas moedas.

Seu chamado e eleição foram realizados mediante um sorteio, logo após de Jesus subir aos céus. Sua vida, porém, mostra-nos a ação providente de Deus, pois foi ele sorteado pelos homens, mas escolhido e eleito pela graça. Esse servo cumpriu os três requisitos básicos para o ministério apostólico, para fazer parte do grupo dos doze que seguiram Jesus desde o começo, ser chamado e enviado.

O recurso de sorteio realizado pelos apóstolos não deixa de ser curioso. Acreditavam que, por meio desse recurso, a vontade de Deus poderia imperar de modo providente e mais regular, sem jogos de disputas e interesses pessoais. Esse método era muito conhecido e usado desde os tempos dos profetas. Assim, os apóstolos julgaram oportuno valerem-se dessa mesma tradição.

Matias teve fortes e decisivas experiências, não somente por que conviveu com os grandes nomes da primeira hora, como Pedro, João, Mateus, etc. Mas porque, como eles, viveu a carismática e decisiva experiência de Pentecostes (cf Jo 20,19-23). Ali, após receber a efusão do Espírito Santo, foi renovado na sua fé e ardor evangelizador, saindo pelo mundo assim como os demais, anunciando Jesus, o Shalom do Pai.

Não há registros específicos de suas atividades apostólicas, nem de como morreu, se pelo martírio ou de morte natural. As únicas narrativas disponíveis a seu respeito estão nos escritos apócrifos. Há indícios e relatos de que tenha sido decapitado com machado, mas nada seguro e comprovado. Sua festa antes era celebrada no dia 24 de fevereiro, entretanto, para não chocar com o período quaresmal, foi adaptada pelo novo calendário celebrativo para o dia 14 de maio, data mais aproximada do dia da sua eleição.

Que Deus possa nos conceder, em nome de Jesus, o mesmo amor e ardor desse bendito servo ao Evangelho.

São Matias, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *