Formação

São Miguel, o arcanjo

O arcanjo Miguel é um dos três anjos venerados por nomes pela igreja (com Gabriel e Rafael). Miguel significa “aquele que se parece com Deus “. Na tradição da igreja ele é o chefes dos anjos no céu. A igreja honra Miguel com quatro títulos:

Primeiro, ele é o anjo da morte. Assim assiste cada alma na sua jornada final após a morte, até o céu para julgamento A tradição diz que Miguel dá uma ultima chance para todas as pessoas ,a se redimirem antes da morte e assim provoca consternação ao demônio e seus seguidores.

Segundo, ele é um padroeiro especial, e protetor do povo escolhido no Velho Testamento.

Terceiro, ele é o supremo inimigo de Satã e segundo o Livro das Revelações ele lutará contra Satã e virá, no final dos tempos, comandando tropas de anjos do Senhor para a luta final.

Quarto, ele é o guardião da Igreja.

 Miguel aparece duas vezes no Velho Testamento. Em Daniel(10:13) que diz “Miguel ,um dos grandes príncipes” e logo depois como “um grande príncipe”.

 Sua proeminência na lendas e tradições judias fazem dele umpoderoso líder angélico, o príncipe dos arcanjos e tem como certa o seusignificado na tradição cristã dos anjos. A veneração a Miguel data dos tempos mais antigos da historia cristã acompanhado de uma extensa tradição e lendas.

 Ele supostamente teria visitado o Imperador Constantino da Grécia (em 337), fez uma dramática aparição no Mausoléu de  Hadrian, em Roma em resposta a um apelo para acabar com a praga da peste.( a praga acabou e o mausoléu passou a ser chamado de Castelo de S” Ângelo em sua honra) e ele interveio em uma serie de batalhas e guerras. Santa Joana d‘Arc (1431) credita a Miguel como sendo um dos espíritos santos que a ajudaram e deram a ela a coragem de salvar a França durante a guerra dos 100 anos (1337-1455). Numerosos teólogos examinaram Miguel, incluindo os “Patriarcas Gregos”, e outros grandes nomes da igreja como São Basil e São Tomas de Aquino. Este último, dedicou uma capítulo inteiro da ” Summa Theologiae”, aos anjos e arcanjos.

 O papel de Miguel como o anjo que cura é celebrado pela igrejas na Ásia Menor e varias igrejas tem o seu nome e são visitadas com freqüência pelos pobres e doentes. Marinheiro da Normandia o invocam, com seu padroeiro. E em 1950 Papa Pio XII o nomeou padroeiro dos policiais. O famoso Monastério do Monte São Miguel obviamente, tem este nome, em sua honra.

 São Miguel é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um anjo segurando uma espada ou lança, um escudo e uma balança.  Ele é também padroeiro dos paraquedistas, dos motoristas de ambulância, paramédicos, fuzileiros navais,radiologistas e marinheiros.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *