Formação

São Pedro e São Paulo: os pilares da igreja primitiva

Hoje se celebra a solenidade em honra ao martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã, mas na liturgia a festa solene será no domingo.

comshalom

Solenidade de São Pedro e São Paulo, uma data em que a igreja do mundo todo celebra o martírio daqueles que assumiram e professaram sua fé em meio as perseguições e dificuldades da igreja primitiva. Sendo também uma das festividades mais antigas da igreja, anterior até à comemoração do Natal.

Considerados como importantes pilares da igreja Católica por seus testemunhos de fé e coragem ao anúncio do Evangelho, os santos, além de Nossa Senhora e São João Batista, são os que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Em 25 de janeiro, comemora-se a conversão de São Paulo, dia 22 de fevereiro é celebrada a festa da Cátedra de São Pedro e 18 de novembro é dedicado as basílicas de São Pedro e São Paulo em Roma.

Simão Pedro, atraído pelo olhar de Jesus deixou tudo para segui-lo e se tornar pescador de homens. A ele também foi deixada a missão de cuidar do rebanho: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” Mt 16,18. Foi assim que Jesus instituiu a criação da sua igreja, dando a São Pedro a responsabilidade de transmitir o evangelho para sempre. Desde então, a igreja é representada por seus sucessores. Em 2013, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi anunciado como o novo pontífice, o Papa Francisco, sucessor de Pedro.   

Pedro, que confiou e andou sobre as águas, negou Jesus por três vezes durante o processo de crucificação. Seu apostolado foi selado com seu próprio sangue, foi martirizado em uma perseguição aos cristãos e foi crucificado de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo.

A história de vida de Paulo passa por uma forte experiência com Deus que o leva a uma conversão profunda.

Saulo, como era chamado, nasceu em Tarso, seu pai pertencia a uma seita dos fariseus, ele cresceu neste meio e buscava a Palavra de Deus. Mudou-se para Jerusalém com o propósito de estudar e se aprofundar no conhecimento da lei. Se tornou um fariseu que trabalhava de forma violenta, defendendo suas crenças e verdades.

Foi durante uma viagem para Damasco, perseguindo cristãos, que Saulo se converteu. “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer’.” At 9, 1-6.

Foi assim que se tornou um dos cristãos mais fervorosos. São Paulo foi um grande missionário, passou de perseguidor a homem perseguido, sofreu por sua conversão e foi morto por decapitação.

Nesta Solenidade dos mártires São Pedro e São Paulo, que possamos refletir sobre a importância da fecundidade da oferta destes dois homens de Deus na Igreja Católica primitiva e atual, e, também, em nossas vidas. E com alegria possamos nos espelhar na santidade de vida deles e renunciar a nós mesmos, com coragem e disposição, seguir a Deus e pregar o evangelho até os confins da terra.

Alice Morais

Leia também: 

Partilha de um grande perseguidor, que se tornou um grande perseguido: São Paulo Apóstolo

Partilha de Pedro: Morri ao negá-lo, voltei a viver com o choque de sua ressurreição


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *