Formação

São Silvestre I, um grande colaborador para o crescimento da Igreja

Ele foi Papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio.

comshalom

Hoje faremos memória de São Silvestre I, que foi o primeiro Papa de uma Igreja que não precisava mais se esconder nas catacumbas por causa das perseguições. No ano 313, o africano Milcíades e os imperadores Constantino e Licínio deram plena liberdade de culto aos cristãos. Providencialmente, no ano seguinte, foi precisamente Silvestre o escolhido para ocupar a cátedra de São Pedro, como pastor máximo da Igreja. A data de seu nascimento não é precisa, o que se sabe é que seu pai chamava-se Rufino e era um importante romano. O Papa Silvestre I viveu justamente no período em que a Roma “formalmente pagã” tornou-se a Roma cristã, tanto que presenciou a construção das grandes Basílicas, por obra de Constantino. 

Graças à boa relação entre Silvestre e Constantino, surgiram a Basílica e o Batistério de São João de Latrão, perto do ex-palácio imperial, onde o Pontífice começou a morar; a Basílica do Sessorium (Basílica de Santa Cruz em Jerusalém) e a Basílica de São Paulo extramuros.  Não se sabe ao certo se São Silvestre participou das discussões sobre os Donatistas de Arles e o Arianismo, no Concílio Ecumênico de Nicéia, no ano 325. O que alguns defendem é que, se ele esteve presente, pode não ter tido a possibilidade de intervir. 

Tudo indica que Silvestre I gozou de grande prestígio entre seus contemporâneos, tanto que, ao morrer, foi honrado publicamente com o título de “Confessor”. Na verdade, ele foi um dos primeiros a receber este título, originado na Igreja a partir do século IV, que era oferecido aos papas de vida unida ao sacrifício de Cristo. O Papa São Silvestre muito contribuiu para a evolução dos roteiros da Liturgia da Igreja. Provavelmente, em seu pontificado foi escrito o primeiro Martirológico da Igreja, que consiste em uma lista de homens e mulheres que honraram sua fé com o próprio sangue. Seu nome também está associado à criação da primeira escola romana de cantos religiosos. 

Que esse pastor fiel nunca deixe de interceder pelos bispos e por toda a Igreja, para que jamais abandonemos Jesus Cristo e Sua Boa-Nova de Paz. 

São Silvestre I, rogai por nós.  


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.