Formação

São Vicente de Paulo

comshalom

São Vicente de Paulo fundador dos Lazaristas e das Irmãs deCaridade, é um dos grandes santos franceses. Nasceu em 1580 em Ranquine,Gasconha, França. Após estudar com os franciscanos em Dax, ele foi ordenado em1600 e foi para a Universidade de Toulouse. Cinco anos mais tarde ele estavaviajando de barco quando o mesmo foi capturado por piratas e ele foi tomadocomo escravo. Após dois anos na escravidão ele escapou chegando a Roma e depoisalcançou Paris. Ali ele ficou sob a direção influencia do Cardeal Pierre deBerulle .

Vicente se dedicou completamente a caridade e se distinguiu naparoquia de Clichy. Ele fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam ospobres e grande número de doentes. Essencial para os seus esforços era a doaçãofeita pelos ricos nobres que tornavam possível a fundação de hospitais eorfanatos. Em 1625 Vicente fundou a Confraria das Missões, chamada deLazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres com treinamento para pregarjunto aos pobres.

Em 1633 com Santa Luiza de Marilac (festa 28 de abril) elefundou a Ordem das Irmãs de Caridade, a primeira congregação de freiras quepodia cuidar de pobres e doentes fora do convento. Durante a sua vida, osLazaristas aumentaram muito em número e espalharam-se pelo mundo inteiro. Em 1643Vicente foi nomeado para o conselho do "Consciente da Rainha Ana daÁustria", regente do Rei Luiz XIV e ele foi responsável para organizar umatrégua durante a guerra de Fronde que varreu a França de 1648 a 1653.

Apóslongos anos de serviços aos pobres Vicente ficou sendo a consciência do reino,mas ele tinha a oposição dos ricos, que facilmente se esqueciam dos pobres. Elemorreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa ClementeVII em 1737. Corpo incorrupto, até hoje.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *