São Vicente de Paulo fundador dos Lazaristas e das Irmãs deCaridade, é um dos grandes santos franceses. Nasceu em 1580 em Ranquine,Gasconha, França. Após estudar com os franciscanos em Dax, ele foi ordenado em1600 e foi para a Universidade de Toulouse. Cinco anos mais tarde ele estavaviajando de barco quando o mesmo foi capturado por piratas e ele foi tomadocomo escravo. Após dois anos na escravidão ele escapou chegando a Roma e depoisalcançou Paris. Ali ele ficou sob a direção influencia do Cardeal Pierre deBerulle .
Vicente se dedicou completamente a caridade e se distinguiu naparoquia de Clichy. Ele fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam ospobres e grande número de doentes. Essencial para os seus esforços era a doaçãofeita pelos ricos nobres que tornavam possível a fundação de hospitais eorfanatos. Em 1625 Vicente fundou a Confraria das Missões, chamada deLazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres com treinamento para pregarjunto aos pobres.
Em 1633 com Santa Luiza de Marilac (festa 28 de abril) elefundou a Ordem das Irmãs de Caridade, a primeira congregação de freiras quepodia cuidar de pobres e doentes fora do convento. Durante a sua vida, osLazaristas aumentaram muito em número e espalharam-se pelo mundo inteiro. Em 1643Vicente foi nomeado para o conselho do "Consciente da Rainha Ana daÁustria", regente do Rei Luiz XIV e ele foi responsável para organizar umatrégua durante a guerra de Fronde que varreu a França de 1648 a 1653.
Apóslongos anos de serviços aos pobres Vicente ficou sendo a consciência do reino,mas ele tinha a oposição dos ricos, que facilmente se esqueciam dos pobres. Elemorreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa ClementeVII em 1737. Corpo incorrupto, até hoje.