Shalom

SE EU NÃO TE LAVAR, NÃO TERÁS PARTE COMIGO

comshalom

“…levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.”(Jo 13, 4-5)

  A liturgia nos fala hoje da humildade e do serviço. Jesus já havia dito aos discípulos sobre a via da pequenez, quando eles discutiam entre si quem deles seriam o maior. Porém, agora, Jesus não apenas diz, mas mostra-lhes o que fazer. Ele sendo Mestre se colocou como escravo, como servo, para lavar os pés de seus amigos. Ele sendo Deus, se fez homem, tomou sobre si nossas dores e se entregou até a morte de Cruz para nos purificar dos nossos pecados e nos livrar da condenação eterna. Diante da resistência de Pedro em deixar que o Mestre lhe lavasse os pés, Jesus lhe diz: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. No Evangelho das Bem-Aventuranças, Jesus disse: “Felizes os puros de coração porque verão a Deus”. E o salmista também diz que entrarão no Santuário os que têm um coração puro.
  Muitas vezes, como Pedro, nós resistimos às purificações que Deus quer realizar em nossa vida. Mas, essas purificações são exatamente para termos parte com Ele e participar da Sua Glória Eterna. E o que nos faz resistir tanto a ação dessa Graça Salvífica? O orgulho.
  Neste dia, peçamos a Deus para trocar o nosso coração orgulhoso e ferido pelo Seu coração manso e humilde. Deixemos que Ele nos purifique de todo orgulho e não resistamos a ação da sua Graça. Assim, morrendo com Cristo, ressuscitaremos com Ele e participaremos da Sua Glória Eterna.
  Que a Virgem Maria nos ajude a trilhar essa via da simplicidade, humildade e serviço. Que Ela interceda para que o nosso coração seja puro, manso e humilde como é o seu coração e o coração de Seu Amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Angélica Moura de Oliveira
Consagrada e Celibatária da Comunidade de Aliança


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *