Para nos situarmos melhor, tanto no tempo, como no contexto histórico, é importante entender que Pentecostes são os cinquenta dias depois da Páscoa. O que explica porque estamos falando disso (mesmo nesse período em que o tempo cronológico nos confunde e pelo menos aqui em São Paulo, os feriados adiantados deixam nosso calendário bagunçado – risos). Sabemos que já está chegando essa data.
Mas o que é Pentecostes?
A palavra é grega, e significa “quinquagésimo”, porque esta festa era celebrada 50 dias após a Páscoa (Lv 23.15,16).
Chamada em hebraico de “shavuot”, plural de “shavua”, significa “semana”, mas é também conhecida como a Festa das Primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome “Festa de Pentecostes” ficou assim conhecido por ser realizada então no quinquagésimo dia após a Páscoa.
O Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo em Jerusalém neste dia.
Ele enviou o Espírito Santo para conduzir os Apóstolos e toda a Igreja (At 2).
Para quê Pentecostes?
Você pode talvez fazer as mesmas perguntas que eu um dia fiz:
⁃ Por que Jesus fala que ia deixar o Espírito Santo?
⁃ Para que atualizar o Mistério de Pentecostes nesse período após a Páscoa?
A resposta não está nada longe. Primeiro, que ela está bem embasada e clara nos próprios documentos da Igreja. Este Paráclito veio em Pentecostes para assistir e guiar a Igreja e ficar “eternamente convosco”. Por isso a Igreja nunca errou o caminho da verdade que salva (cf. CIC §851).
Continua sua caminhada feliz
É o Espírito Santo quem assiste o Magistério da Igreja na verdade que salva; Ele inspirou os escritores sagrados da Bíblia, acompanhou toda a sagrada Tradição Apostólica, atua na liturgia sacramental, nos carismas, nos ministérios da Igreja, na oração pessoal dos fiéis, na vida apostólica e missionária, no testemunho dos santos e em toda a obra da salvação (cf. CIC § 688).
Segundo, que a obra de salvação tem em si seus mistérios e objetivos e, por isso, o Senhor nos deixa bem claro quando diz: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco.” (João 15,15).
Jesus foi concebido no poder do Espírito Santo e cumpriu sua missão na força do mesmo Espírito. Assim, desde Pentecostes – a manifestação da Igreja ao mundo – ela continua sua caminhada feliz, como disse Santo Agostinho “entre as perseguições desse mundo e as consolações de Deus”.
Então, vem acompanhar conosco nesses dias alguns textos e informações para vivermos juntos e bem esse tempo! Shalom.
Por Shalom Guarulhos
