A Páscoa para mim é uma data extremamente importante e especial, depois de 2 anos vivenciando tudo de maneira on-line, retornei ao presencial e Deus me surpreendeu! Isso é sobre retornar. Neste ano o desejo de ir ao vocacional aberto é um sentimento permanente, mas sentia muitas dúvidas se era de fato o tempo de voltar.
Tudo ia conforme Deus planejava. O tempo do vocacional aberto passou, passou também os plantões, o primeiro encontro, e o desejo continuava grande. Partilhando com minhas autoridades iniciou-se o discernimento para retornar ao vocacional.
Fazendo memória
Antes de continuar essa história é preciso que você saiba o que vivi nestes últimos anos no Shalom. Vamos para 2015 quando tive minha experiência pessoal com Jesus Cristo na Comunidade Católica Shalom, onde me encontrei. Chegando em 2018, entrei no vocacional e permaneci nele até 2020. Anos de cura, poda, amadurecimento e transformação. No final de 2020, Deus me chamou a ficar na Obra e depois de 1 ano, trilhar um caminho de retorno. Com lágrimas obedeci. Em 2021 vivi deserto, dores e cruzes intensas, na época não entendia nada.
Agora, a gente volta para 2022, no dia da Anunciação ao rezar com o “sim” de Maria, dizia para Deus que não tinha medo de fazer a vontade Dele, e sim tinha medo de não fazer e de nunca poder corresponder ao desejo de consagrar a minha vida. Ele me deu a seguinte palavra:
“Lembrai-vos disso e sede Homens! Desde o princípio, anunciei as coisas do futuro; há muito tempo, eu disse o que ia acontecer. Afirmei que o meu plano seria cumprido, que eu faria tudo o que havia resolvido fazer. Estou chamando um homem para que venha do Oriente; de um país distante, ele vem rápido como uma águia para fazer o que eu ordeno. Vou cumprir o que prometi; vou fazer o que planejei” Is 46, 8-11
O novo de Deus
Deus me fazia lembrar das Suas promessas de que faria de mim terra consagrada a Ele. A esperança que estava quase se apagando reacendeu! E Ele não parou por aí, na Quinta-Feira de lava-pés, através da primeira leitura que dizia: “Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano” (Êxodo 12, 2). Compreendia que realizaria algo nesse mês de abril e que seria o início de uma grande obra. E eis que foi!
Durante o Retiro de Semana Santa, na celebração da mansão dos mortos fui tomado por uma grande desesperança e falta de fé, pensei que não daria certo, que minha vocação era caso impossível. Na oração, uma jovem proclamou: “A paz esteja convosco (Shalom!). Porque tendes medo e por que essas dúvidas em vosso coração? Aquietai-vos e sabei: Sou Eu!” Era Deus acalmando o meu coração.
Fiat!
No Domingo da Ressurreição, a Fábia (assessora Vocacional) me chamou para partilhar: a Comunidade me acolhia novamente no caminho vocacional. Deus preparou um dia para que eu pudesse retornar. Deus se preocupou. Deus que chorou comigo tantas vezes em 2021 e em todos os outros anos de redes lançadas sem peixe algum, naquele dia, se alegrava comigo e me devolvia a esperança de cumprir a Sua Vontade!
Assim como aos discípulos, o Ressuscitado apareceu para mim, me visitou, ministrou o Shalom do Pai, e me disse: “Daniel, Shalom!”. Deus sabe o tempo certo de tudo. Ele nos chama uma vez e para sempre! Ele não desiste da nossa vocação e eu sou testemunha disso! Como diz o tema vocacional de 2022, “Na esperança forjado, rendo-me ao Teu chamado!”.
Daniel Maximiano
Vocacionado da Comunidade Shalom