O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dá acesso ao ensino superior em todo o Brasil. Milhões de jovens devem voltar aos locais de prova para realizar o segundo dia de exame no próximo domingo, dia 24 de janeiro. O primeiro dia de prova, que teve também o teste de redação, foi em 17 de janeiro.
O processo de preparação, desafiante por conta da pandemia do coranavírus, levou os jovens a superarem seus limites e, por meio da autodisciplina, estudar todo o conteúdo programático praticamente sozinhos para realizar o exame de 2020.
A expectativa é que, mesmo em meio a um cenário cheio de incertezas, a tão sonhada vaga na universidade seja conquistada. Para ajudar nessa missão, muitas são as dicas e os “bizus” que eles têm acesso. Contudo, vale destacar que uma das mais importantes é manter a calma na hora do exame.
Especialistas orientam a não estudar novos conteúdos antes da prova. Basta revisar aqueles que ainda geram algum tipo de dúvida. Outro direcionamento importante é não sair chutando as questões, pois isso pode prejudicar o resultado final.
Passada essa primeira etapa de realização das provas, a seguinte é composta por um bom tempo de espera. Por isso, vale a pena fazer o exercício de agradecer a Deus pelo seu exame, independente de tudo. E guardar com esperança e fé o resultado que virá.