Chegamos ao segundo domingo do Advento. Este é o tempo propício para se manter atento e vigilante, olhando para nós e a realidade que nos cerca, e buscar corresponder a ação do Espírito Santo em busca de conversão.
Para isso, necessitamos aqui de três atitudes básicas, que nos motivarão a viver a espiritualidade do Advento: organização, oração e esperança.
Ouça o conteúdo
Porque a organização vem primeiro? É preciso nos prepararmos para receber o Senhor e para isso contamos com a estratégia e a opção da organização do nosso tempo, planejar bem as escolhas e relacionamentos. Na correria do final de ano, somos tentados a focar no que é passageiro, atendendo a certos apelos que, em nada vão nos acrescentar.
Dominar nossos sentidos a caminho da santificação pessoal na vivência da conversão e da ascese, é importante organizar um tempo reservado especialmente para a oração e a leitura orante deste período. Deixar que o próprio Deus te revele como gostaria de ser recebido em seu coração e restaurar em nós todas as coisas, aplainando nossas vidas. O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua relação com Deus e usarmos cada uma como meios de estarmos com Ele. Com certeza neste encontro, você e Deus, se darão os melhores momentos! Ainda dentro deste quesito, antes do Natal, seria ideal fazer uma confissão sacramental contrita, com o desejo claro de ser realmente renovado interiormente.
“O não, eu já tenho, agora vou buscar do sim!”, aqui é onde entra a vivência da esperança cristã. Que os “nãos” que recebemos em nosso dia a dia, sejam motivos de acomodação e desânimo, mas a esperança e a força na busca dos “sim “!
Não sou organizado? Não tenho vida de oração? Habita em mim a desesperança? Meu irmão, corra atrás dos “sim”, em sua vida! O sim das virtudes, o sim do amor, o sim de não ser apenas mais um Advento e seus significados, mas uma verdadeira preparação na espera para recebermos dignamente o Cristo.