Formação

Seja forte, virtuoso e cavalheiro, aos moldes dos mártires

23 de Abril é dia dos escoteiros e também festa celebrativa de São Jorge, um guerreiro, mártir que sem medo deu a própria vida mas não negou o amor ao Pai.

comshalom

O dia 23 de Abril é marcado pela história de São Jorge, patrono dos escoteiros. O Santo é conhecido como ‘o grande mártir’ e escoteiro, e foi martirizado no ano 303. Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge, então, era reconhecido como o cavaleiro viril, forte e destemido. Um dos relatos narra numa forma venturosa e heróica, como ele mata dragão dos olhos de fogo, montado num cavalo com uma lança flamejante e um escudo finamente cinzelado. 

É o exemplo do homem ardente, entusiasta, fiel e vitorioso. Em cada batalha tinha com como objetivo viver apenas sob o comando de Nosso Senhor e viver o Santo Evangelho. Foi perseguido, preso e ameaçado com o objetivo de fazê-lo renunciar ao amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado. Por isso, rezemos a oração de São Jorge e peçamos a sua intercessão nos combates da vida.

O mártir propõe como o modelo ao qual se deveria inspirar cada escoteiro.  Já que se entende  que cada escoteiro empenhar-se, com coração firme e com alegre confiança, como fez são São Jorge em ajudar aos outros, a colocar-se em disposição, no serviço aos mais pobres e dos indefesos. Reze com São Jorge, hoje, pedindo uma graça especial, em ter mais virtudes, e até o fim decidir pelo anuncio do Reino.

Rezemos com o Santo Guerreiro

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos.  Ajudai-me a superar todo o desânimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade.

Leia mais

Dia de São Jorge, onomástico do Papa Francisco


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *