Institucional

Semana da Vocação: Emmir Nogueira aborda o amor esponsal aos moldes da vocação Shalom

comshalom

3.663465A graça do amor esponsal, que é própria a todos os que possuem a vocação Shalom, foi o tema central da pregação de Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Shalom, na assembleia comunitária da última segunda-feira, 6. Os membros se reuniram no Shalom da Paz para celebrar a Semana da Vocação. A Comunidade comemora 33 anos de existência na próxima quinta-feira, 9.

Emmir explicou que todos os cristãos recebem o amor esponsal pela graça do batismo. No entanto, os chamados à vocação Shalom vivem o amor esponsal de forma única, já que é este o cerne da vocação. “Não somos chamados ao mesmo patamar de amor esponsal dos que não têm a vocação Shalom. Nós consagrados na Comunidade Shalom somos chamados a um patamar de amor esponsal que é o cerne da nossa vocação.”

Ela explicou que é pela graça de Deus, o Esposo, que somos atraídos a viver este amor. “Às vezes queremos viver o amor esponsal e nos esquecemos de que é uma graça, um dom. É Deus quem me atrai, que se abaixa para me elevar.” A cofundadora explicou que é preciso deixar que o Esposo “viva em mim o amor esponsal e eu diga SIM a Ele.”

O amor esponsal é a vontade de Deus à respeito da vocação e, por isso, não vivê-lo significa frustrar os planos de Deus. Para crescer na graça do amor esponsal e ser conduzido por Deus a um matrimônio espiritual, é preciso entregar-se à oração, lutar para permanecer com o Esposo. “Eu busco o Esposo na oração e Ele me busca na graça. Só com a graça de Deus consigo rezar. Deus não iria pedir uma oração profunda, parada aos moldes de Teresa, uma lectio divina conforme o magistério da Igreja se Ele não me desce essa graça”, ponderou.

A co-fundadora ressaltou que essa certeza de que o amor esponsal é para todos os Shalom não estava clara no começo da vocação. Naquela época, achava-se que era uma graça exclusiva para os celibatários serem almas esposas. “A ousadia da graça, da novidade do carisma foi o que me impactou de cara. Todos são chamados ao amor esponsal, todos são almas esposas”, contou.

Matrimônio espiritual

O amor esponsal é uma graça que nos faz desejar a união mais alta entre nós e Deus, o “matrimônio espiritual”, como Emmir detalhou relembrando os escritos de Santa Teresa D’Ávila. Para chegar a essa realidade, é preciso entregar-se à graça de Deus e buscar a fidelidade na vida de oração diária.

“O amor esponsal não é o ápice da minha união com Deus. O ápice do amor esponsal é nessa vida o que santa Teresa chama de matrimônio espiritual. O Senhor quer unir-se a nós no que de mais profundo Ele tem, que é o seu amor e a sua vontade”. Ela explicou que nos unimos inteiramente com Deus no matrimônio espiritual quando somos encharcados pela caridade de Deus, desejando a sua vontade.

“Quem ama com amor esponsal sempre quer mais, sempre quer dar mais. Unir-se a Deus é possível se essa for a vontade Dele”, destacou. Em sua fala, Emmir também lembrou uma catequese do Papa Francisco sobre o perigo da mundanidade. Ela explicou que é preciso lutar para que as nossas paixões não roubem nosso tempo nem nos tirem da vontade de Deus.

Lembrando as palavras do Santo Padre, Emmir destacou que é preciso lutar para que a graça de Deus não seja em vão, vivendo a humildade, a mansidão e a pobreza. “Deus nos quer unidos a Ele na oração com luta, na oração diária. Ele quer nos levar por esse caminho à união de vontades com Ele no matrimônio espiritual”, ressaltou. Ela disse ainda que vale a pena a fidelidade na oração, vivendo as provações e deixar que Deus nos dê o único amor para o qual vivemos, Nosso Senhor Jesus Cristo. “Isso é o amor esponsal aos moldes da vocação Shalom”.

Por Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *