Formação

Semana Nacional da Vida

comshalom

Dom Orlando Brandes


ASemana Nacional da Vida ocorre entre 1 a 8 de outubro. Bendito o seioque nos trouxe. Bendito o dia que nascemos. O primeiro útero que nosabrigou foi o coração de Deus. Ele nos quis, nos desejou desde sempre.Somos um desejo de Deus que se fez carne. Nossos pais são concriadoresde Deus. Ele é amigo da vida (Sab. 11,26).

Avida é a prioridade das prioridades. A opção pela vida e pelos caminhosda vida, nos torna promotores da cultura da vida e profetas defensoresda vida desde a fecundação até o seu fim natural. Longe de nós, aborto,eutanásia, violência, depredação do meio ambiente e cultura da morte.

Oreino de Deus, é o reino da vida. O Evangelho de Jesus de Nazaré, é oEvangelho da Vida e a missão cristã é estar a serviço da vida. JesusCristo faz a vida ser bela, grande, livre e eterna. Bento XVI define avida como o “capital mais precioso da humanidade”.

Hámuitos inimigos da vida, como por exemplo, a mentalidade abortista eanti-natalista, a fome, o suicídio, o alcoolismo, as drogas, asepidemias, o cigarro, o stress, a pobreza. Quem suprime a vida perde osentido do bem, e a sensibilidade pessoal e social. Há situações em quepodemos ver uma “conjura contra a vida” (João Paulo II).

ASemana Nacional da Vida é um convite, um grito, uma proposta em favordas gestantes, da adoção de crianças e adultos, da doação de sangue ede órgãos. Os mandamentos do motorista querem defender a vida notrânsito. “Escolhe pois a vida” (Dt 30,19). Proclamamos a necessidadeda “ecologia humana”. Não podemos defender e cuidar de ovos detartaruga, dedicar amor aos animais, e destruir embriões humanos. Tantoa defesa do meio ambiente como a defesa da vida no útero materno,exigem uma revisão do estilo de vida que levamos e uma mudança dementalidade.

Nossagratidão e reconhecimento a todos os “anjos da vida”, médicos,enfermeiros, agentes de saúde, bombeiros, socorristas, parteiras,cuidadores da vida. Todos eles proclamam que a vida é um prodígio, umamaravilha, uma tarefa e uma missão. A vida é sagrada e única. O direitoà vida fundamenta todos os outros direitos. Cientistas, pesquisadores,juristas, políticos, religiosos têm a obrigação de proteger, promover esalvar a vida. O fundamento da convivência humana e da própriacomunidade internacional está no respeito ao direito de viver. Ninguémpode ser privado da vida arbitrariamente.

Afamília é o ninho da vida. É o berço que acolhe, cuida, gera, promove,defende e acompanha a vida. É alarmante a derrocada moral hodierna e osatentados contra a vida nas suas fases mais frágeis: a da criança e ado idoso. A pessoa vivente é a glória de Deus. Portanto, a vida é umtesouro precioso e um talento a desenvolver. “Ao homem pedirei contasda vida do homem” (Gn 9,5).

Quantoassombro, gratidão e alegria somos convocados a expressar diante domistério da vida. Os cristãos e as pessoas de boa vontade são o “povoda vida e pela vida”. A fé na ressurreição abre portas e horizontespara a continuidade da vida. O sentido da vida está no amor deDeus,fonte da vida, que cria, recria e conduz nossa vida e na esperançada vida eterna, o céu. Eternidade é vida feliz, vida plena, sentidopleno, alegria plena. No céu somos esperados. A ressurreição e a vidaeterna são a vitória, o coroamento da vida, o encontro face a face, comDeus, Aquele que não morre. No céu, veremos, louvaremos, amaremos eviveremos. Fomos criados para participar da vida de Deus. A visão deDeus é a vida e a glória do homem. Sem a fé, resta-nos o absurdo, ovazio, a desilusão. É ainda a fé, que nos livra de considerar a vidacomo mero acaso ou necessidade. O ser humano não é um átomo perdido nouniverso, mas, filho de Deus, amado desde sempre e para sempre: “Vossoamor Senhor, vale mais que a vida” (Sal 62,4). Quem ama diz; “quero quetu vivas”. Quem ama cuida. Deus em seu amor cuida de nós. Cuidemos danossa vida e a dos nossos irmãos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *