Institucional

“Senhor, tudo é teu… mas por favor, não me peça o celibato”

comshalom

“É a história de um coração de carne ao qual Deus fez uma proposta impossível, coração seduzido por Deus, por Ele provado e feito crescer, educado e tornado adulto. Contudo, sempre de carne. E portanto, sensível a tudo aquilo que atrai o coração humano. […] no entanto, é também história de Deus, de um amor que não falha e que jamais se rende, que não volta atrás diante da traição, da substituição, e da recusa da criatura que prefere os próprios e pequenos amores, de um amor que não falha diante da fraqueza e da vulnerabilidade do coração humano…” (Amadeo Cencini)

maraEu estava prestes a mandar minha carta para a Comunidade de Vida, Deus já tinha feito uma reviravolta na minha vida. Eu sabia que Deus era irresistível, por isso fiz uma oração: “Senhor, tudo é Teu, estou Te ofertando minha família, meus estudos, meu trabalho, meus planos e amores…, mas por favor, não me peça o celibato. Você me conhece, sabe dos meus sonhos. Por favor, não me peça isso.”

Eu tinha medo do celibato estar nos planos de Deus para mim e eu sabia que Ele era irresistível. Ele, porém, me respondeu: “Eu nunca te violentaria, antes te seduzirei e te conquistarei.”

É impressionante como foi e continua sendo um caminho de sedução e conquista. Deus preparou tudo à minha volta e dentro de mim para que, numa experiência de total liberdade, eu pudesse escolher, assumir e viver a verdade de quem eu sou: Lucimara, filha de Deus, Shalom, celibatária.

Primeiro, depois de uma experiência de esvaziamento, de pobreza, de nada ter, Ele realizou em mim uma obra linda e necessária, a de descobrir-me filha amada, predileta. Nada pode me separar deste amor.

Logo em seguida, depois de saber-me amada, Ele levou-me a um profundo autoconhecimento. Eu queria me firmar no Carisma como Comunidade de Vida. Tive uma forte experiência com minhas fraquezas e limites e não só com os meus, mas com os dos meus irmãos também. Esta foi uma dura prova. Estive prestes a desistir de tudo, de mim mesma, da vocação. Desacreditei… Mas a Sua misericórdia, o Seu amor me salvaram. Para onde iria? A quem iria? Assim, descobri o meu lugar: aos Seus pés. E estando aos Seus pés, descobri-me esposa, celibatária. Quando descobri isso, meu coração estava completamente rendido a esta verdade.

Ele não só me smara2eduziu, mas me encantou, me fascinou com Seu olhar, Sua voz, Seu coração. Quando uma pessoa se casa, tudo muda. Sua forma de relacionar-se muda, suas prioridades, as exigências, seu tempo. E quando vêm os filhos, mais mudanças no corpo, no jeito de amar, no jeito de ver. Tudo se desenvolve dentro desta nova realidade. Há uma mudança fora e dentro das pessoas, todos percebem.

Uma mudança, assim, radical também acontece na vida do celibatário, a diferença é que muitos não percebem. De repente, não vivemos mais sozinhos. Mudam nossos relacionamentos (Ele é um Deus ciumento), nossas prioridades, as exigências do Amor. Muda a forma de amar, de rezar e se dar… É um desposamento real! Agora não é mais simplesmente “eu”, mas “eu e o meu Esposo”. Logo vem também os filhos, espirituais, sim, mas gerados não só na oração, mas na oferta total de vida.

É tudo muito real e concreto, mas nada é para este mundo, e eu sou um sinal vivo de que o céu é esta realidade concreta porque eu a vivo na minha carne.

Eu teria várias histórias para contar das exigências deste Amor e das delicadezas do meu Amado. Mas a maior delas é que Ele olhou para mim, para a minha pobreza, para a minha indigência e me elevou. Me elevou a um lugar de muita honra e distinção, o lugar do eleitos, o lugar da esposa.

Lucimara Batista


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Choreii.. que lindo testemunho!! Sempre me encantei pelo Celibato mas não sei ainda se Deus me escolheu para este estado de vida. Muito obrigado pelo seu Testemunho. Que ele ajude a despertar essa vocação nos corações adormecidos.