A Comunidade Católica Shalom divulgou, no dia 19 de dezembro, os discernimentos do Vocacional Shalom 2025 para os candidatos que pediram ingresso na Comunidade de Vida e na Comunidade de Aliança. São inúmeros os frutos colhidos por jovens, adultos e casais após um longo caminho de oração e escuta da vontade de Deus para as suas vidas.
Um exemplo é Erickson Santos, enviado para o postulantado da Comunidade de Vida na missão de Natal – Planalto (RN). O jovem, que participou do processo vocacional na missão de São Luís (MA) e fez experiência como Comunidade de Vida em Imperatriz (MA), partilha como foi o processo de discernimento, oração e acolhida da voz e da vontade de Deus:
“Me chamo Erickson, tenho 25 anos, sou natural de São Luís/MA e atualmente estou na obra da Missão de São Luís.
Posso dizer que o meu caminho vocacional dentro do Carisma Shalom começou no Espaço de Paz, em um quarto onde fiquei hospedado. Ao observar o meu quarto, meu olhar se fixou em um crucifixo e percebi que ele não tinha os pés. Foi ali que tive uma experiência com o Ressuscitado e nasceu em mim o desejo de dizer:
“Senhor, também quero oferecer os meus pés para Te seguir.”
Nesse momento, Deus fez brotar em mim o desejo de mergulhar na Sua vontade. Fiz então um mergulho profundo dentro do carisma quando ingressei no vocacional, ao longo desse tempo, vivendo as diversas realidades e fui percebendo a fidelidade e a providência de Deus que se manifestavam pelo caminho.
Nunca imaginei fazer a experiência na Comunidade de Vida — parecia uma loucura deixar tudo, ainda que temporariamente. Quando estava a caminho da viagem, eu pensava comigo mesmo: ‘Não vou conseguir ficar nem duas semanas, vou querer voltar para minha família.’
Porém, ao chegar na missão de Imperatriz (MA) e depois de passados uns 15 dias, alguns irmãos da Comunidade me perguntaram como eu estava me sentindo e se tinha saudade de casa. Respondi sinceramente: ‘Tenho saudade, sim, mas não aquela saudade que me faz querer voltar logo.’
Nesse momento, lembrei-me de Jesus, quando os discípulos o questionavam sobre como Deus iria agir. E ele disse: ‘Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali Eu estarei’ (Mt 18, 20).
Dentro da casa comunitária, onde há muitos irmãos e irmãs reunidos em nome de Deus, Ele realmente se faz presente, consumindo nossas preocupações e medos, e nos concedendo mais uma vez o Seu Espírito Santo, para que possamos fazer o que Ele mais deseja: permanecer no amor. E, permanecendo n’Ele, tudo será conservado.”

