Meu nome é Leandro Pedro de Freitas, tenho 22 anos, sou missionário da Comunidade Católica Shalom, discípulo da Comunidade de Aliança. Conheci a Vocação em 2005 no Fórum Carismático Shalom, logo após comecei a participar do grupo com minha mãe e meu irmão, mas ainda sem ter uma experiência pessoal com o Amor de Deus.
Apenas em Julho de 2009 no Acampamento de Jovens Shalom (Acamps) encontrei de forma concreta o Amor. Lembro-me claramente da Efusão quando Moysés Azevedo (fundador da Comunidade) começou a conduzir, e eu só chorava sem saber o porquê daquelas lagrimas. Permaneci assim até o final da Efusão, voltávamos para o alojamento e ainda estava tomado pelo choro. No fim do dia, na Missa, o Senhor me fazia entender que eu chorava pois havia ali encontrado o grande amor da minha vida, amor esse que me preenchia e me fazia feliz por inteiro.
A partir disso, comecei a frequentar assiduamente o grupo de oração jovem e a aprofundar minha experiência com a Misericórdia e Amor de Deus. Alguns anos trilhando o caminho no grupo, na vida de oração, na participação na Obra descobri que o Senhor me chamava a ser santo segundo o Carisma Shalom, pedi então para ser enviado como Jovem em Missão e parti para João Pessoa. Em 2017, estando ainda em missão, ingressei na Comunidade de Aliança e retornei para casa em Juazeiro do Norte-CE. Deu início, então, o grande caminho da graça de Deus, em 2017 e 2018 o postulantado e em 2019 ingressei no discipulado.
No dia 22 de abril de 2019, recebi sobre o meu peito o Tau (sinal que os membros da Comunidade Shalom usam para expressar a missão que Deus os chama). Foi um dos momentos mais felizes da minha vida, onde pude concretamente tocar naquele Amor que havia me amado em 2009 e que em meio a tantas lutas, infidelidades e fraquezas, cumpria mais uma promessa na minha vida, e me dava a oportunidade de externar o que eu tanto amo.
Neste mesmo dia, estava como uma criança que ganha um presente do seu pai e quer mostrar para todo o mundo, tamanha era a felicidade que eu não conseguia nem ficar quieto e relaxar para dormir. Durante essas semanas quando estava saindo de casa para ir para a faculdade, olhei para baixo e enchi os olhos d’água vendo o sinal da eleição de Deus. Meus amigos antes mesmo de me cumprimentarem olham para o Tau e perguntam o que significam as letras (inscrição Shalom em hebraico), por que da forma da Cruz, e acreditam que é bela e radical a minha decisão por Deus.
“Felizes sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim” (Mateus 5,11). Sei que serei difamado e até chamado de alienado, mas não o sou, eu sou Leandro Pedro de Freitas, Filho de Deus, Shalom, Comunidade de Aliança, sou um jovem louco de amor por Deus e pelo Carisma que Ele me deu. Carrego no peito o sinal desse mais profundo Amor e quero todos os dias espalhar essa alegria de ser amado, de ser eleito.
Esse é o melhor de mim pois é a vontade de Deus!
“Os membros da Comunidade de Aliança devem estar dispostos a abraçá-la e vivenciá-la em toda sua plenitude e radicalidade” (Estatutos da Comunidade Católica Shalom, parágrafo 121).
Leandro Pedro de Freitas
Discípulo da Comunidade Aliança Shalom
Juazeiro do Norte-CE
Ver mais
Comunidade de Vida ou Aliança? – por Angela Barroso
Ser Comunidade de Vida – por Daniel Ramos
Ser Comunidade de Aliança – por Denise Landim
20 conteúdos especiais sobre a Vocação Shalom – por Jonas Viana