Institucional

Ser missionário em Chaves: mistério de amor escondido no sim de cada dia

comshalom

alegria de servir da sentido a vida missionaria“Portadora de um carisma na Igreja, a Comunidade cultive sua profunda pertença e inteira comunhão para com ela e as expresse através de especial amor, submissão e serviço ao Santo Padre e aos Senhores Bispos, colocando-se a serviço de sua edificação, segundo o Carisma que nos foi dado.” (ECCSh, art.02)

A Comunidade Shalom, presente há 18 anos, em Chaves, na Ilha de Marajó, extremo norte do estado do Pará, tem a grande alegria e a oportunidade de viver, por pura graça de Deus, o que orienta o segundo artigo dos seus Estatutos, conforme citado.

Em inteira comunhão e feliz obediência ao seu bispo D. José Luís Azcona, a Comunidade coloca-se a serviço da igreja local, atuando através da Celebração da Palavra com a distribuição da Eucaristia, visitando os enfermos e prestando auxílio e conforto as famílias enlutadas por meio da oração das Exéquias. Todas essas atividades são realizadas, durante pelo menos seis meses, quando o Pároco tem necessidade de ausentar-se, seja para participar de retiros espirituais, fazer visitas pastorais nas localidades do interior do município e necessidades pessoais, como férias por exemplo.

É exatamente nestes momentos que os missionários da Comunidade Católica Shalom, experimentam da grande alegria de ser Igreja, seja permanecendo na Paróquia, seja acompanhando o Padre nas visitas pastorais, servindo através da música, das formações, visitas aos idosos e enfermos, enfim, evangelizando… e tornando atual o que já dizia Jeremias: “ Ouvi, nações a Palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes…” (Jr 31, 10b).

Entre as ilhas mais distantes que cita Jeremias, sem dúvida nenhuma, Chaves está incluída, por isso ser missionário aqui é tão especial, porque em meio a todas as bênçãos e desafios que comportam está missão, é possível experimentar concretamente de aqueles que são esquecidos pelos homens, são profundamente lembrados por Deus.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *