Estado de vida ou forma de vida é um dom que Deus concede a cada pessoa com a finalidade de melhor capacitá-la a amar e a servir. A Comunidade Shalom é composta por fiéis das mais diversas formas de vida: celibatários pelo Reino do Céus; casados e solteiros; sacerdotes, diáconos e seminaristas. Unidos por uma consagração de vida, ele têm como modelo a diversidade e a unidade das três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Na Comunidade, os sacerdotes vivem seu ministério segundo o espírito próprio da Vocação, a serviço da Igreja e dos irmãos. Eles não constituem um ramo distinto da Comunidade mas estão, em tudo, integrados no mesmo corpo comunitário, com as mesmas graças e renúncias que isso implica. Refletem o amor redentor da pessoa do Filho, Jesus Cristo, e atuam como instrumentos de vida reconciliada através dos sacramentos.

Sinais do amor do Pai, os casais atuam como instrumento gerador de vida e da animação do espírito de família. Eles são membros legítimos da Comunidade e abraçam a Vocação Shalom com todas as bênçãos e exigências próprias. Uma vez por semana, pais e filhos reúnem-se em seus lares para rezar e celebrar a alegria da presença de Deus em seu meio. Na Comunidade de Vida, as famílias têm ambiente reservado onde se mantém a privacidade própria da vida familiar e tempo para a convivência com os filhos.

Os celibatários refletem a pessoa do Espírito Santo e atuam como instrumento de fecundidade e de poder espiritual para a Comunidade e para a Igreja. Membros legítimos da Comunidade, ele têm os mesmos direitos e deveres dos outros irmãos.