Igreja

Série Títulos de São José: Espelho de Paciência

São José nos ensina que a paciência não é passividade, mas uma atitude de confiança.

comshalom
Foto: Josh Applegate (Unsplash)

“São José foi sempre imperturbável, mesmo nas adversidades. Modelemo-nos segundo esse sublime exemplo e aprendamos a permanecer serenos e tranquilos em todas as circunstâncias da vida” – São José Marello

A obediência de São José é frequentemente destacada nas Escrituras. Ele seguiu fielmente as orientações de Deus ao cuidar de Maria e Jesus, aceitando sua missão sem hesitar. No entanto, junto com a obediência, há outra virtude essencial que brilha em sua vida: a paciência.

>> Formações, notícias e orações: Siga o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A Paciência de São José

A paciência é uma das características de Deus. Somos chamados a refletir os atributos divinos em nossa vida, e São José foi um exemplo perfeito disso. Sua profunda vida interior permitiu que ele fosse um espelho da paciência de Deus, vivendo cada momento com confiança e esperança.

Por isso, São José nos ensina que a paciência não é passividade, mas uma atitude de confiança. Como afirma o sacerdote Donald H. Calloway, a vida de São José não foi fácil, pois sua missão exigiu longos períodos de espera. Ele precisou aguardar que o Senhor lhe revelasse o que deveria fazer diante da gravidez de Maria, enfrentou a incerteza ao conduzir a Sagrada Família para o Egito e, lá, precisou encontrar trabalho e garantir sustento e abrigo.

Ainda assim, como destaca Calloway:

“Em todas as situações, São José se encontrava sempre sereno, amável, calmo e abandonado à Divina Providência”

Podemos imaginar sua aflição ao não encontrar um local adequado para o nascimento de Jesus ou ao saber que sua família estava em perigo. Ainda assim, ele não se desesperou. Esperou com paciência, entregando-se à providência divina. Ter paciência não significa estar livre da ansiedade da vida, mas confiar que Deus guia cada passo no tempo certo.

Nesse sentido, a própria palavra “paciência” nos ajuda a compreender sua essência. Sua etimologia vem do latim patientia, que significa a capacidade de não desistir, de suportar com perseverança. Assim, podemos dizer que ter paciência é não desistir dos planos de Deus.

A Virtude da Paciência

Praticar a paciência significa exercitar a fortaleza, mantendo o coração firme diante das dificuldades. Como ensina Santo Tomás de Aquino na Suma Teológica q. 136, a. 4:

(…) é próprio da paciência fazer com que não abandonemos o bem da virtude, por causa desses sofrimentos, sejam eles quais forem.

Paciente é aquele que conserva a tranquilidade ante as provas mais difíceis e, mesmo em meio ao sofrimento, mantém a alegria e a confiança de que não será abandonado por Deus. A paciência nos dá o domínio da alma perante qualquer aflição externa que possamos experimentar.

 Reze com a Comunidade Shalom a novena em honra a São José

Aprendendo com São José

Nos desafios e incertezas da vida, São José nos ensina a esperar em Deus com confiança e paciência.

“São José o fará crescer na virtude da paciência. Você gostando ou não, sua paciência será testada. Dificilmente passará um dia em que não lhe será dada a oportunidade de adquirir paciência. Deus permite tais provações porque quer que cresçamos em virtude” – Padre Donald H. Calloway

Que possamos seguir seu exemplo e aprender a viver cada dia com serenidade, confiando que Deus tem um tempo certo para todas as coisas.

Referências:

St. Joseph Retreat & Conference Center

Canção Nova

Livro Consagração a São José: As glórias de nosso pai espiritual, de Donald H. Calloway

Leia também: 

Série Títulos de São José: o terror dos demônios

Série Títulos de São José: o chefe da Sagrada Família


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *