Formação

Série vida interior: Saiba quais são as partes da alma

Afinal, o que Santo Tomás nos diz sobre a alma humana?

comshalom

Santo Tomás de Aquino, concordando com o pensamento aristotélico, afirma que a alma possui três partes. Confira, a seguir, quais são elas.

___________

1- Alma vegetativa (anima vegetabilis) é o princípio mais elementar da vida, presente em todos os seres vivos. Até as plantas a possuem. Assim sendo, ultrapassa as outras duas partes, embora seja mais básica do que elas. A sua operação é realizada por meio de um órgão corpóreo e em virtude de uma qualidade corpórea. Vejamos o que Santo Tomás ensina sobre a operação da alma vegetativa:

“a operação menos elevada da alma se faz por meio de um órgão corporal e pelo poder de uma qualidade corpórea. Ultrapassa, no entanto, a operação da natureza corpórea, pois os movimentos dos corpos dependem de um princípio exterior, enquanto tais operações procedem de um princípio interno, e esse modo de ação é comum a todas as operações da alma. Tudo o que é animado, com efeito, move a si mesmo de alguma maneira.”

2- Alma sensitiva (anima sensibilis) é o princípio que preside a relação com os objetos sensíveis, ou seja, com o mundo material. É comum aos animais e aos homens. Segundo o Aquinate, a sua operação é realizada por meio de um órgão corpóreo, mas não em virtude de uma qualidade corpórea.

3- Alma racional (anima rationalis) é o princípio mais elevado da alma. É a parte pela qual a alma conhece e entende. Pertence exclusivamente aos homens e aos anjos. Nenhum animal, por mais desenvolvido que seja, a possui. A sua função ultrapassa a natureza corporal, de modo que não é realizada por um órgão do corpo. O Doutor Angélico ensina que a operação da alma racional ou intelectiva é “uma operação da alma que de tal modo ultrapassa a natureza corporal que nem mesmo é realizada por um órgão corporal.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *