Santo Tomás de Aquino, concordando com o pensamento aristotélico, afirma que a alma possui três partes. Confira, a seguir, quais são elas.
___________
1- Alma vegetativa (anima vegetabilis) é o princípio mais elementar da vida, presente em todos os seres vivos. Até as plantas a possuem. Assim sendo, ultrapassa as outras duas partes, embora seja mais básica do que elas. A sua operação é realizada por meio de um órgão corpóreo e em virtude de uma qualidade corpórea. Vejamos o que Santo Tomás ensina sobre a operação da alma vegetativa:
“a operação menos elevada da alma se faz por meio de um órgão corporal e pelo poder de uma qualidade corpórea. Ultrapassa, no entanto, a operação da natureza corpórea, pois os movimentos dos corpos dependem de um princípio exterior, enquanto tais operações procedem de um princípio interno, e esse modo de ação é comum a todas as operações da alma. Tudo o que é animado, com efeito, move a si mesmo de alguma maneira.”
2- Alma sensitiva (anima sensibilis) é o princípio que preside a relação com os objetos sensíveis, ou seja, com o mundo material. É comum aos animais e aos homens. Segundo o Aquinate, a sua operação é realizada por meio de um órgão corpóreo, mas não em virtude de uma qualidade corpórea.
3- Alma racional (anima rationalis) é o princípio mais elevado da alma. É a parte pela qual a alma conhece e entende. Pertence exclusivamente aos homens e aos anjos. Nenhum animal, por mais desenvolvido que seja, a possui. A sua função ultrapassa a natureza corporal, de modo que não é realizada por um órgão do corpo. O Doutor Angélico ensina que a operação da alma racional ou intelectiva é “uma operação da alma que de tal modo ultrapassa a natureza corporal que nem mesmo é realizada por um órgão corporal.”