“Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”. Foi o que proclamou dom José Antonio Tosi, arcebispo de Fortaleza, a cada um dos 11 novos diáconos ordenados nesta segunda-feira (25) na capital cearense. Quatro deles são os missionários da Comunidade Católica Shalom Cledison Reis, Célio Lourenço, Livandro Monteiro e Rômulo Bezerra.
Os diáconos receberam a estola, a dalmática e o livro dos Evangelhos. Agora, torna-se mais curto o caminho até a ordenação presbiteral, que acontecerá em 22 de dezembro na catedral metropolitana.
O Diaconato é o tempo de preparação para a ordenação presbiteral. A principal característica desse período é o serviço. A função tem base no texto dos Atos dos Apóstolos, que narra como os apóstolos de Jesus propuseram à igreja primitiva a escolha de sete homens “de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria”, para assistirem os fieis na partilha dos alimentos.
No Diaconato, os futuros padres servem a humanidade e a Igreja, aproximando-se cada vez mais de Jesus Cristo sumo-sacerdote, que se esvazia e se entrega inteiramente ao Pai. O diácono administra o sacramento do Batismo, assiste matrimônios, ministra bênçãos, inclusive a bênção do Santíssimo Sacramento, preside a celebração da Palavra, leva o viático aos fieis. Interrogados pelo bispo durante a celebração, eles prometeram filial respeito e obediência a ele a seus sucessores.
Intercessão
Como acontecerá também na cerimônia em que se tornarão padres, os pais se aproximaram para entregar-lhes as novas vestes. Padres de suas comunidades e da Arquidiocese participaram da celebração.
Familiares, amigos e “filhos espirituais” também estiveram presentes. Foi o caso dos membros da Comunidade Católica Shalom que estão vivendo o período de formação nos Discipulados de Pacajus e Quixadá, que contam com o serviço dos missionários Cledison Reis e Rômulo Castro, respectivamente.
A grande quantidade de jovens também se fez notar. Muitos estavam vestidos ainda com a farda do colégio e se esforçaram para estarem presentes na ordenação de Célio Lourenço, coordenador apostólico do Shalom de Fátima. O diácono, durante muitos anos, respondeu pela Assessoria Jovem, setor que anima e acompanha ações evangelizadoras e formativas desenvolvidas para esse público na Comunidade.
Irmãos de comunidade também prestigiaram Livandro Monteiro. Hoje ele assume a formação de uma das casas comunitárias da sede do Governo Geral do Shalom, em Aquiraz.
O fato de a catedral ter ficado “lotada”, além da capacidade dos bancos, pode ser sinal de que os novos diáconos contam agora com milhares de intercessores.
Emanuele Sales
*A formação e o acompanhamento dos seminaristas da Comunidade Católica Shalom são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.