Institucional

Serviço à Igreja: Shalom tem novos diáconos

comshalom
diaconos 2
foto: Joca

“Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”. Foi o que proclamou dom José Antonio Tosi, arcebispo de Fortaleza, a cada um dos 11 novos diáconos ordenados nesta segunda-feira (25) na capital cearense. Quatro deles são os missionários da Comunidade Católica Shalom Cledison Reis, Célio Lourenço, Livandro Monteiro e Rômulo Bezerra.

Os diáconos receberam a estola, a dalmática e o livro dos Evangelhos. Agora, torna-se mais curto o caminho até a ordenação presbiteral, que acontecerá em 22 de dezembro na catedral metropolitana.

O Diaconato é o tempo de preparação para a ordenação presbiteral. A principal característica desse período é o serviço.  A função tem base no texto dos Atos dos Apóstolos, que narra como os apóstolos de Jesus propuseram à igreja primitiva a escolha de sete homens “de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria”, para assistirem os fieis na partilha dos alimentos.

diaconos 3
foto: Joca

No Diaconato, os futuros padres servem a humanidade e a Igreja, aproximando-se cada vez mais de Jesus Cristo sumo-sacerdote, que se esvazia e se entrega inteiramente ao Pai. O diácono administra o sacramento do Batismo, assiste matrimônios, ministra bênçãos, inclusive a bênção do Santíssimo Sacramento, preside a celebração da Palavra, leva o viático aos fieis. Interrogados pelo bispo durante a celebração, eles prometeram filial respeito e obediência a ele a seus sucessores.

novos diaconos
Livandro, Rômulo, Cledison e Célio após a ordenação

Intercessão

Como acontecerá também na cerimônia em que se tornarão padres, os pais se aproximaram para entregar-lhes as novas vestes. Padres de suas comunidades e da Arquidiocese participaram da celebração.

Familiares, amigos e “filhos espirituais” também estiveram presentes. Foi o caso dos membros da Comunidade Católica Shalom que estão vivendo o período de formação nos Discipulados de Pacajus e Quixadá, que contam com o serviço dos missionários Cledison Reis e Rômulo Castro, respectivamente.

celio jovens
“Selfie” dos jovens com Célio

A grande quantidade de jovens também se fez notar. Muitos estavam vestidos ainda com a farda do colégio e se esforçaram para estarem presentes na ordenação de Célio Lourenço, coordenador apostólico do Shalom de Fátima. O diácono, durante muitos anos, respondeu pela Assessoria Jovem, setor que anima e acompanha ações evangelizadoras e formativas desenvolvidas para esse público na Comunidade.

Irmãos de comunidade também prestigiaram Livandro Monteiro. Hoje ele assume a formação de uma das casas comunitárias da sede do Governo Geral do Shalom, em Aquiraz.

O fato de a catedral ter ficado “lotada”, além da capacidade dos bancos, pode ser sinal de que os novos diáconos contam agora com milhares de intercessores.

 

 

Emanuele Sales

*A formação e o acompanhamento dos seminaristas da Comunidade Católica Shalom são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *