São José de Ribamar, munícipio localizado na região metropolitana de São Luís, é um importante destino turístico do Estado. Por lá, as praias, o artesanato e a culinária típica da região atraem centenas de turistas todos os anos.
Porém, é em setembro que a cidade registra um dos maiores números de visitantes. É que durante este mês, acontece o tradicional festejo em honra ao padroeiro do Maranhão: São José de Ribamar. Na programação, missas, novena e louvor, entre outros eventos movimentam a cidade-santuário.
Neste ano, os fiéis são convidados a refletir sobre o tema: São José, Pai à sombra de Deus, inspirado na carta apostólica do Papa Francisco Patris Corde, onde ele afirma que São José sempre agiu com um coração de pai e sempre à sombra de Deus e da sua santa vontade.
Em respeito às normas sanitárias de higiene e saúde em prevenção à pandemia da Covid-19, a programação sofreu algumas adaptações. As novenas acontecerão dentro das santas missas e não terão romarias e procissões.
A programação do festejo segue até dia 26 de setembro, com cinco Celebrações Eucarísticas diárias nos seguintes horários: 09h, 11h, 15h, 17h e às 19h. Nos sábados e domingos, terão um horário extra, às 6h.
Histórico
A Paróquia São José de Ribamar foi erigida em abril de 1942. Já o decreto oficial de criação do Santuário é mais recente, de setembro de 2011. Quando, por ocasião da abertura do Festejo, o atual arcebispo, Dom José Belisário da Silva (OFM) diante da Praça Caminho de São José, erigiu o Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar.
Assim, a cidade ganhou o Complexo do Santuário. Dentre os diversos prédios, destaca-se a Igreja, onde está a imagem principal de São José de Ribamar.
Diz a lenda, que um navegador português, há mais de dois séculos atrás, enfrentava uma terrível tormenta em alto mar e quando percebeu o risco de naufrágio, rogou a Deus, por intercessão de São José, e prometeu que, se a sua embarcação e tripulação fossem salvas, ergueria uma capela dedicada a São José, na primeira terra firme que encontrasse.
A bonança veio e todos chegaram sãos e salvos àquela porção de terra, que seria chamada, devido à pequena capela, de São José de Arriba do Mar, que após as décadas, passou a se chamar São José de Ribamar.
Além da Igreja Matriz, no Complexo Santuário existem outras construções que atraem os turistas e romeiros. São elas: a Casa dos Milagres, a Praça Caminho de São José, a Concha Acústica, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, o monumento a São José, a Casa das Velas e o Museu dos Ex-Votos. Cada local tem a sua história e encanto.
Outra marca característica importante do Santuário são as bênçãos de veículos, que diariamente são levados pelos fiéis para serem abençoados ao lado do Caminho de São José. É uma tradição bastante maranhense.
Texto: Karla Costa
Foto: Leandro Santos