Formação

Sexta Feira Santa, um mergulho na Paixão do Senhor

Hoje vamos abordar a oração, o jejum e a penitência como fontes de união com Jesus nesse dia santo

comshalom

Hoje nosso coração e olhar se voltam, agradecidos, para mais uma etapa da nossa Salvação, mais uma significativa e profunda ação messiânica de Jesus, nossa Paz real, nosso Shalom. Trata-se da Sexta-feira Santa. 

Para todos os cristãos, este é um dia de renovação da consciência em torno da profética e amorosa ação de Deus em vista da nossa salvação.  Hoje, Jesus consuma Sua oferta messiânica, morrendo no madeiro da Cruz, após vários episódios de torturas, humilhações e desprezos. 

Sexta-feira da Paixão

Não podemos nos esquecer desse dia e tratá-lo como um mero feriado, como nos recorda São Francisco de Assis: Choro as dores e humilhações do meu Senhor. O que mais me faz chorar é que os homens, por quem Ele sofreu tanto, vivem esquecidos dele”. Portanto, nos esforcemos para não perder as imensas graças que o Senhor deseja derramar em nossas vidas por meio do mistério da Paixão de Jesus Cristo.

Segundo os santos da Igreja, a Sexta-feira Santa deve ser um dia de mergulho profundo e de reflexão orante sobre o sacrifício do Senhor, como disse São Boaventura: Se queres progredir no amor de Deus, medita todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo. 

Exercícios penitenciais

Uma das formas de nos unirmos de modo ainda mais concreto à oferta de Jesus é dedicarmos esse dia, além da oração, para exercícios e rituais de teor penitencial. Entre os mais indicados estão o jejum e a abstinência de algo que realmente vai “fazer falta” naquele dia como, por exemplo, para os “viciados” em doces e refrigerantes, não comê-los ou tomá-los nesse dia santo. 

Confira| Jejum, penitência e oração

Vale lembrar que o jejum e a abstinência são um mandamento da Igreja e, na Sexta-feira Santa, são compulsórios para os fiéis que estão saudáveis e entre 18 e 60 anos de idade: 

“Cân. 1249: Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência, mas para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando, principalmente, o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones seguintes”.

Cân. 1250: Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.

Além do jejum e abstinência, conheço irmãos tão criativos nesse sentido, que fazem a opção inclusive de desligarem a TV, as redes sociais, não assistir filmes etc. O fato é que deve ser um dia de mergulho na Paixão do Senhor. Não é dia de sadismos ou loucuras disfarçadas de piedade, mas de um amor profundo, resultante da consciência de que a gratidão é a linguagem das almas esposas, que se sabem amadas por Deus e foram alvos de Sua oferta. 

Observe-se, perceba no seu jeito de ser, personalidade, atividades diárias etc, encontrando, assim, um tipo de mortificação e penitência que, aliado à oração, será um modo concreto e encarnado de união à oferta de Jesus, favorecendo o mergulho profundo em Sua Paixão.

Desejo que essa matéria te ajude nesse santo e feliz propósito. 

Deus te abençoe sempre. Shalom.

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.