Institucional

Shalom Brasília realiza missa de Consagração à Nossa Senhora

comshalom
Novos consagrados à Nossa Senhora pelo método de São Luis Maria Grignon de Monfort
Novos consagrados à Nossa Senhora pelo método de São Luis Maria Grignon de Monfort
Novos consagrados à Nossa Senhora pelo método de São Luis Maria Grignon de Monfort

A Comunidade Católica Shalom em Brasília, por meio do Centro de Formação, organizou um curso para pessoas interessadas em se consagrar à Nossa Senhora pelo método de São Luis Maria Grignon de Monfort. Cerca de cem participantes, entre membros da Comunidade, da Obra e de paróquias e comunidades do Distrito Federal, participaram de encontros semanais entre os dias 14 de abril e 19 de maio, no Centro de Evangelização da Asa Sul.

As formações foram ministradas por Eudes Rodrigues e Pe. Lucas Gonçalves, membros da Comunidade de Aliança. Além do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, famoso livro do santo sacerdote francês, Eudes e Pe. Lucas se aprofundaram em outros livros e documentos da Igreja. O objetivo desta vasta pesquisa bibliográfica foi conduzir o participante a uma profunda experiência com Nossa Senhora e sua participação na vida da Igreja, numa oferta amorosa de suas vidas àquela que é considerada o caminho mais curto a Jesus.

É notável a grande procura dos católicos pela Consagração à Nossa Senhora pelo método de São Luis Monfort. Eudes atribui a difusão desta forma de devoção à riqueza de seus escritos e ao forte testemunho de outro grande santo dos nossos tempos: São João Paulo II. Desde jovem, o papa polonês canonizado em 2014 nutriu um profundo amor à Mãe de Deus, a ponto de fazer de sua pertença a ela seu lema de pontificado: “Totus Tuus” (Todo Teu Maria).

O aumento numérico de consagrados, entretanto, não foi acompanhado por um aumento na profundidade desta forma de veneração: “Vemos com certa preocupação alguns desvios, exageros, apenas as práticas exteriores em vez das interiores. (…) Então, neste curso, nós tentamos imprimir, neste grande crescimento quantitativo dos irmãos que procuram a consagração à Nossa Senhora, uma qualidade, enfatizando as práticas interiores, a necessidade de se adquirir o espírito de Maria, suas virtudes, seu escondimento, muito mais do que o uso das cadeias (pequenas correntes metálicas que os consagrados geralmente usam no punho), as orações, a própria preparação”, esclareceu Eudes.

Apesar de já ter realizado sua consagração há um ano e dois meses, a experiência de preparar-se para renová-la em no curso não foi menos tocante para Geovana Letycia, de 16 anos. A adolescente sentia-se desmotivada por não conseguir acompanhar os exercícios espirituais com os demais participantes: “Estava muito ocupada e não queria fazer o curso, ia só renovar minha consagração sozinha, em casa mesmo. No curso, conheci cada vez mais Nossa Senhora e vi que ela tinha muitas coisas a me dizer. Maria me segurou pela mão e passou confiança para seguir até o fim”, relata Geovana.

A data mariana escolhida para a consagração foi 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio. O título é atribuído a Maria em virtude de sua aparição à camponesa Joaneta Varoli na cidade italiana de mesmo nome no ano de 1432.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *