Sem Categoria

Shalom Dublin: o que move o nosso coração é o amor pelo povo

Bruna Frota, missionária da Comunidade Shalom em Dublin, testemunha a sua experiência de evangelização na capital irlandesa.

comshalom

Em Outubro de 2018, chegamos em Dublin com um grande desejo no coração: ofertar as nossas vidas pela evangelização desse país.  Eu e a Meggie (Comunidade de Aliança) chegamos na mesma semana, e logo a primeira impressão que tivemos foi um grande amor por esse povo. Com o passar dos tempos  fomos sentido os desafios próprios da inculturação: a dificuldade com a língua, a forma diferente de celebrar a fé. Porém, diante de tudo, o que fazia o nosso coração se mover era o amor, amor por este povo. A partir desse amor, paramos para escutar de Deus qual a via para chegar ao coração do irlandes, por onde nós dariamos os primeiros passos para iniciar a evangelização, principalmente dos jovens. 

No mês seguinte, em novembro, tivemos a grata surpresa da visita da nossa irmã Jeovana Freitas (responsável pela Promoção Humana) que veio passar alguns dias aqui. Nessa ocasião tivemos a oportunidade de partilhar e rezar por nossa missão nestas terras irlandesas. Nessa oração Deus nos falava que era por meio da nossa oferta escondida e simples que iríamos atrair a muitos.

Assumindo a voz de Deus, decidimos dar passos nesse novo tempo. Visitamos alguns lugares, entre eles, uma universidade católica chamada USD Universtity College Dublin. Víamos como uma grande oportunidade para poder ter uma forma de aproximação com os jovens. 

Marcamos uma reunião com o padre para nos apresentarmos,porém, antes da reunião nós fomos em uma igreja chamada Holy Cross (Santa Cruz) para rezarmos e nos preparamos para esse encontro , nessa oração o Senhor nos dava uma palavra que naquele dia Ele inaugurava um tempo novo. Logo em seguida participamos da missa naquela mesma igreja, a celebração foi um grande consolo de Deus. Fomos bem acolhidas, era como estar em casa e percebíamos que naquela paróquia existia um movimento diferente dentro e fora de nós.

Conversamos com o padre, nos apresentamos como missionárias, e ele logo nos apresentou a coordenadora de pastoral que nos pediu ajuda para a evangelização dos jovens, pois lá existiam muitos jovens ao redor da paróquia, porém ela não sabia como atraí-los. Porém, como estávamos envolvidas com a evangelização na universidade não queríamos perder o foco.

No dia seguinte, fomos conversar com o padre da universidade, e ele disse que éramos bem vindas na capela da universidade para participar das atividades, mas que não poderíamos nos expressar como carisma pois já existia uma comunidade que já estava fazendo um trabalho missionário lá dentro. Com isso percebemos que Deus nos enviava para inaugurar o tempo novo na Paróquia de Holy Cross (Santa Cruz). O padre desta paróquia,  foi um grande sinal de Deus para nós. Abriu as portas do seu coração e as portas da igreja para que nós ficássemos ali, com a expressão do nosso trabalho missionário de evangelização. A partir daí começamos a nos inserir nas diversas expressões de evangelização da paróquia:  no coral,  ministra da eucaristia, serviço na lanchonete da igreja…Enfim, estávamos ali primeiramente para servir aquele povo no que eles precisassem. 

Deus, diante de todo esse processo, foi cada vez mais alargando nosso coração por um amor muito grande aos irlandeses. Pudemos assim conhecer mais a sua cultura por meio das convivências, poder estar cada vez mais presentes na vida deles.

Em Maio de 2019 tivemos outro marco deste tempo, a nossa renovação das promessas. Na celebração o padre usou um cálice especial (pertencia ao primeiro padre daquela paróquia, Dom Columba, que está em processo de beatificação) . Esse cálice que foi usado por ele foi de grande significado para nós, pois na homilia padre nos falava que Deus nos fazia outro cálice. Neste dia (solenidade de Corpus Christi), nós podemos testemunhar que Deus nos fazia alimento para essas pessoas. 

Com o coração cheio de gratidão, estamos vivendo um tempo de muita graça aqui em Dublin. Em julho de 2019 acolhemos a terceira missionária: a Mariana, que veio para a Ilha da Esmeralda em missão para ofertar a sua vida aqui.

Hoje continuamos nos serviços da paróquia, e também vivendo uma vida simples. Conhecendo a cultura, aprendendo o idioma, e fazendo cada vez mais parte da vida dos irlandeses e eles da nossa… Essa é a essência da nossa evangelização! Temos um grupo de oração na obra com 22 jovens que acontece todos os sábados às 19:00 online no Zoom. Esses jovens estão engajados nos serviços de pastoreio, música e intercessão . Nesse tempo estamos realizando todas as nossas ações online por estarmos em Lockdown. 

Estamos vivendo apoiadas na providência de Deus, sabendo que ela nunca nos falta, e nos sustentando cada vez mais na intercessão da virgem do silêncio, que nos ama, que nos acolhe e que cada vez mais nos insere nesse caminho de Santidade. 

Deus abençoe! God Bless You!

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.