A Comunidade Católica Shalom em Granada, na Espanha, completou um ano de fundação na quinta-feira (23). Para comemorar, foi realizada “noite de louvor” diante do Santíssimo Sacramento na Igreja Sán Antón, onde a Comunidade promove semanalmente adoração à Sagrada Eucaristia.
Granada conta com cinco membros do Shalom (dois da Comunidade de Aliança e três da Comunidade de Vida). Neste primeiro ano, eles se dedicaram à aprendizagem do idioma e ao conhecimento dos costumes e modo de vida no lugar.
A missionária Luzia Rafaella destaca o auxílio da providência divina: “Experimentamos o acolhimento da Igreja local e a grande graça de ser, como Shalom, uma profecia para o povo europeu”.
Os missionários coordenam dois grupos de oração às terças e quartas-feiras e a adoração ao Santíssimo Sacramento às quintas-feiras. Já participaram de importantes atividades na Diocese, como o Dia da Vida Consagrada e a Jornada de Pastoral Juvenil, que reuniu centenas de jovens de toda a região sul do País, no mesmo período da JMJ no Rio de Janeiro.
“Nos impressiona a quantidade de jovens que vivem e estudam em Granada. Nesse encontro, além de servir como voluntários, ministramos oficina de música e dança Shalom. Foi uma experiência belíssima: os jovens sabem ser alegres, sabem dar ao Senhor o melhor de si, basta que os ensinemos e caminhemos com eles”, conta Rafaella.
A história de Granada guarda importantes relações com a fé católica. O território foi conquistado pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela no século XVI. Ambos são recordados pelo apoio incondicional que deram a Cristóvão Colombo na busca pelas Índias Ocidentais, missão que o levaria a descobrir a América.
“O que temos a declarar é o nosso louvor a Deus que nos concede o imenso privilégio de testemunhar o Seu amor para um povo de raízes tão cristãs, mas que tem se esquecido disso”, conclui a missionária.
Unidos à Igreja
A missão do Shalom na cidade foi fundada a pedido do arcebispo dom Javier Martínez, que em 2011 recebeu a Comunidade em sua arquidiocese, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Madri.
Em julho de 2012, o religioso esteve em Fortaleza e participou do Halleluya, festival de artes integradas com foco na evangelização dos jovens. É o maior evento promovido pelo Shalom, no que diz respeito à estimativa de público (chega a reunir 1 milhão de pessoas em cinco dias).
Conheça mais sobre o Shalom em Granada aqui.
Emanuele Sales