Institucional

Shalom em Granada comemora um ano de fundação

comshalom
granada missionários Shalom
Missionários da Comunidade Shalom em Granada

A Comunidade Católica Shalom em Granada, na Espanha, completou um ano de fundação na quinta-feira (23). Para comemorar, foi realizada “noite de louvor” diante do Santíssimo Sacramento na Igreja Sán Antón, onde a Comunidade promove semanalmente adoração à Sagrada Eucaristia.

Granada conta com cinco membros do Shalom (dois da Comunidade de Aliança e três da Comunidade de Vida). Neste primeiro ano, eles se dedicaram à aprendizagem do idioma e ao conhecimento dos costumes e modo de vida no lugar.

A missionária Luzia Rafaella destaca o auxílio da providência divina: “Experimentamos o acolhimento da Igreja local e a grande graça de ser, como Shalom, uma profecia para o povo europeu”.

Os missionários coordenam dois grupos de oração às terças e quartas-feiras e a adoração ao Santíssimo Sacramento às quintas-feiras. Já participaram de importantes atividades na Diocese, como o Dia da Vida Consagrada e a Jornada de Pastoral Juvenil, que reuniu centenas de jovens de toda a região sul do País, no mesmo período da JMJ no Rio de Janeiro.

jovens granada Shalom
Jovens participantes da Jornada Pastoral

“Nos impressiona a quantidade de jovens que vivem e estudam em Granada.  Nesse encontro, além de servir como voluntários, ministramos oficina de música e dança Shalom. Foi uma experiência belíssima: os jovens sabem ser alegres, sabem dar ao Senhor o melhor de si, basta que os ensinemos e caminhemos com eles”, conta Rafaella.

A história de Granada guarda importantes relações com a fé católica. O território foi conquistado pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela no século XVI. Ambos são recordados pelo apoio incondicional que deram a Cristóvão Colombo na busca pelas Índias Ocidentais, missão que o levaria a descobrir a América.

“O que temos a declarar é o nosso louvor a Deus que nos concede o imenso privilégio de testemunhar o Seu amor para um povo de raízes tão cristãs, mas que tem se esquecido disso”, conclui a missionária.

Unidos à Igreja

dom javier shalom halleluya
Dom Javier fala aos jovens no Halleluya 2012, em Fortaleza

A missão do Shalom na cidade foi fundada a pedido do arcebispo dom Javier Martínez, que em 2011 recebeu a Comunidade em sua arquidiocese, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Madri.

Em julho de 2012, o religioso esteve em Fortaleza e participou do Halleluya, festival  de artes integradas com foco na evangelização dos jovens. É o maior evento promovido pelo Shalom, no que diz respeito à estimativa de público (chega a reunir 1 milhão de pessoas em cinco dias).

 

Conheça mais sobre o Shalom em Granada aqui.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *