Formação

Cruz, mistério máximo do amor

comshalom

cruz_coroa_espinhosNeste mês de setembro, dia 14, a Igreja celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Ao destacarmos esta celebração, trazemos à memória um dos artigos da revista Shalom Maná publicado na edição de setembro de 2012: “Santa Cruz, vera Cruz, alegre Cruz, livre Cruz”, de autoria de Emmir Nogueira. Segundo reflexões da cofundadora da Comunidade Shalom, a Cruz que exaltamos é a Cruz do Ressuscitado. Ela é santa “porque tocada pelo Santo. Porque leito do que se fez Altar, Sacerdote e Cordeiro. Santa porque dá frutos de santidade pelo Espírito derramado após a morte e ressurreição de Jesus. Santa porque testemunha do amor do Deus que morreu por amor ao homem”.

A cruz exaltada é alegre. Ela testemunha, em seu júbilo mudo, que é instrumento de vida, passagem para a vida nova, intermediária da Ressurreição de Cristo e de todo homem. Só ela pode partilhar da alegria profunda de Cristo ao dar-se todo em amor. Só ela acolheu ao longo de todo o corpo a alegria do sangue bendito e feliz a dar-se até a última gota.

No Encontro Geral da Obra Shalom, no dia 15 de setembro, Moysés Azevedo nos exortou que o dia da Exaltação da Santa Cruz, no fundo, é o dia em que Deus manifestou a beleza mais profunda da Sua misericórdia para nós, e que quem experimentou a misericórdia divina exulta de gratidão, reconhece a sua indignidade e a grandeza da bondade do amor infinito de Deus. Ele ainda citou algumas palavras do Papa Francisco em sua homilia na Casa Santa Marta, proferida na data em questão: “Cruz de Cristo: ninguém pode se aproximar dessa cruz senão de joelhos, com oração e lágrimas, cheios de gratidão”. “Sem chorar, chorar no coração – disse o Papa – não se poderá jamais entender esse mistério”. É o choro do arrependimento, o choro do irmão e da irmã que olham para tantas misérias humanas e as veem em Jesus, mas “de joelhos e chorando” e “nunca sozinhos, nunca sozinhos!”.

Ao contemplarmos a Cruz de Cristo, lembramos também da nossa cruz de cada dia e da necessidade de carregá-la pacientemente, com a graça de Deus. Neste mês, a Shalom Maná apresenta o artigo “Suporta as demoras de Deus”, também de Emmir Nogueira. A autora da seção “Entrelinhas”, irá tocar nesta dimensão da espera e da confiança no Senhor. “Ao sofrermos as demoras de Deus, devemos agarrá-lo com nossa oração insistente, nosso amor, nossa fé, nossa humildade diante do Seu poder”.

Precisamos ser gratos pela Cruz de Cristo. Precisamos olhar a Cruz com o olhar do Senhor e amá-la incondicionalmente, assim como Ele a amou. Dessa forma, seremos plenos em Cristo e introduzidos no mistério da Sua Cruz. Como nos disse o Papa Francisco, “para entrar neste mistério, que não é um labirinto, mas se assemelha um pouco, temos sempre necessidade da Mãe, da mão da Mãe. Que Ela, Maria, nos faça experimentar quão grande e quão humilde é este mistério; tão doce como mel e tão amargo como o aloe. Que seja ela a nos acompanhar neste caminho, que nenhum outro pode fazê-lo além de nós mesmos. Cada um deve fazê-lo! Com a Mãe, chorando e de joelhos”.

Equipe Revista Shalom Maná

A revista

Verdadeiro alimento espiritual para o homem de hoje, a Shalom Maná surgiu em 1986, comprometida com a verdade do Evangelho e preparada para ser um instrumento de evangelização e catequese. Traz formação espiritual, doutrinária e humana, matérias exclusivas, entrevistas, reportagens, testemunhos, notícias da Igreja e muito mais.

Para assinar ligue: (85) 3308.7402 / 3308.7465
E-mail: assinaturas1edicoes@comshalom.org
Ou acesse www.edicoesshalom.com.br


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.