Notícias

Shalom Maputo: Como tudo começou em Moçambique

O missionário João Patrolino, missionário da Comunidade Católica Shalom, conta como foi o início da missão no país africano.

comshalom

Meu nome é João Patriolino, mais conhecido como João Bala, sou consagrado na Comunidade de Vida há quase 30 anos, e é com muita alegria que hoje estou vivendo na missão de Maputo, cidade capital de Moçambique na África.

O país tem aproximadamente 30 milhões de habitantes em 11 províncias e foi a última colônia a ficar independente de Portugal em 1976. Um ano após a sua independência, o país entrou em uma grande guerra civil que durou 16 anos.

Na cidade de Maputo onde moramos, tem mais de 1 milhão de habitantes, onde ainda hoje, a população sofre as marcas das questões econômicas, política e social. As principais religiões são as seitas animistas, o catolicismo e o islamismo. Em média,  90% do comércio nacional são dos muçulmanos, uma maioria integrada na economia nacional.

Eu cheguei na missão em 21 de abril de 2017, outros missionários chegaram em 28 de maio depois recebemos mais um irmãos da missão de Fortaleza – CE, no Brasil. Graças a Deus, a evangelização começou aqui graças à abertura das pessoas, graças à língua que é o português. Já estou pregando a palavra de Deus e acompanhando alguns jovens  da Universidade em suas realidades de vida.

Desde o início podia ver as portas se abrirem, assim como o coração das pessoas. O trabalho pastoral começou e fiquei muito feliz. As oportunidade de evangelização são muitas, pois aqui, devido à desigualdade social, podemos alcançar pessoas muito ricas ou muito pobres.

Estamos nos preparando para irmos além do que podemos imaginar, e acredito que a espiritualidade Shalom tem muito para trazer para o continente africano.

João Patrolino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá sou vocacionada e gostaria de fazer algumas perguntas sobre a missão de Moçambique, como quando foi fundada etc. Agradeço o retorno. Shalom