Bispos do Conselho Regional Nordeste 1 da CNBB, que compreende as dioceses do Ceará, estiveram reunidos de 18 a 20 de novembro em Fortaleza. A assistente apostólica do Shalom, Gabriella Dias, participou da reunião, representando a Comunidade, que está presente em oito das nove dioceses do estado.
No primeiro dia, houve reunião privativa dos bispos. Estiveram presentes o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, e os bispos de Quixadá, dom Ângelo Pignoli; de Crateús, dom Ailton Menegussi; de Itapipoca, dom Antônio Cavuto; de Limoeiro do Norte, dom José Haring; de Tianguá, dom Javier Hernández. Participaram também os bispos-auxiliares de Fortaleza, dom Vasconcelos e dom Rosalvo, e os eméritos de Iguatu, dom José Mauro, e de Limoeiro do Norte, dom Edmilson da Cruz. Dom João Costa, nomeado recentemente arcebispo coadjutor de Aracaju, participou deste momento ainda representando a Diocese de Iguatu. Dom Fernando Panico e dom Odelir Magri, respectivamente bispos do Crato e de Sobral, não puderam estar presentes.
No segundo dia, bispos, vigários episcopais, coordenadores de pastoral, e leigos das dioceses, propuseram reflexões sobre a missão do leigo na Igreja e no mundo. A professora Tânia Couto fez uma introdução à Eclesiologia da Lumen Gentium na perspectiva do Documento 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e Luz do Mundo”. No decorrer do dia, os participantes colaboraram com partilhas e testemunhos de suas dioceses, respondendo como a Igreja tem exercido sua missão por meio dos leigos.
Nesta quinta-feira (20), foram feitos encaminhamentos para a Assembléia de Pastoral do Regional, a realizar-se de 8 a 11 de outubro de 2015, em Iguatu.
A Comunidade Católica Shalom participa do CONSER NE 1 desde 2011. Gabriella Dias fala sobre a importância dessa participação: “Estes momentos de comunhão em vista da missão nos impulsionam, renovam a urgência de ofertar a nossa vida por esta Igreja que tanto amamos. Ao dialogar com os bispos e com os coordenadores de pastorais, tocamos ainda mais nos desafios que temos pela frente e isto nos impulsiona a viver o Carisma Shalom com mais generosidade. Sentimos que a nossa contribuição é pequena diante do nosso povo que padece de tantos males e misérias, dentre elas a maior: o desconhecimento de Deus. Mas somos convictos também de que esta pequena contribuição, vivida com todo amor e fidelidade, é indispensável”, afirmou.
Segundo Gabriela, reuniões como essas também são oportunidade para testemunhar o que Espírito Santo tem realizado através da ação evangelizadora da Comunidade.
Assistência Apostólica / Emanuele Sales