Institucional

Shalom na reunião do Conselho Regional Nordeste 1 da CNBB

comshalom

regional 1Bispos do Conselho Regional Nordeste 1 da CNBB, que compreende as dioceses do Ceará, estiveram reunidos de 18 a 20 de novembro em Fortaleza. A assistente apostólica do Shalom, Gabriella Dias, participou da reunião, representando a Comunidade, que está presente em oito das nove dioceses do estado.

No primeiro dia, houve reunião privativa dos bispos. Estiveram presentes o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio, e os bispos de Quixadá, dom Ângelo Pignoli; de Crateús, dom Ailton Menegussi; de Itapipoca, dom Antônio Cavuto; de Limoeiro do Norte, dom José Haring; de Tianguá, dom Javier Hernández. Participaram também os bispos-auxiliares de Fortaleza, dom Vasconcelos e dom Rosalvo, e os eméritos de Iguatu, dom José Mauro, e de Limoeiro do Norte, dom Edmilson da Cruz. Dom João Costa, nomeado recentemente arcebispo coadjutor de Aracaju, participou deste momento ainda representando a Diocese de Iguatu. Dom Fernando Panico e dom Odelir Magri, respectivamente bispos do Crato e de Sobral, não puderam estar presentes.

No segundo dia, bispos, vigários episcopais, coordenadores de pastoral, e leigos das dioceses, propuseram reflexões sobre a missão do leigo na Igreja e no mundo. A professora Tânia Couto fez uma introdução à Eclesiologia da Lumen Gentium na perspectiva do Documento 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da terra e Luz do Mundo”. No decorrer do dia, os participantes colaboraram com partilhas e testemunhos de suas dioceses, respondendo como a Igreja tem exercido sua missão por meio dos leigos.

Nesta quinta-feira (20), foram feitos encaminhamentos para a Assembléia de Pastoral do Regional, a realizar-se de 8 a 11 de outubro de 2015, em Iguatu.

A Comunidade Católica Shalom participa do CONSER NE 1 desde 2011. Gabriella Dias fala sobre a importância dessa participação: “Estes momentos de comunhão em vista da missão nos impulsionam, renovam a urgência de ofertar a nossa vida por esta Igreja que tanto amamos. Ao dialogar com os bispos e com os coordenadores de pastorais, tocamos ainda mais nos desafios que temos pela frente e isto nos impulsiona a viver o Carisma Shalom com mais generosidade. Sentimos que a nossa contribuição é pequena diante do nosso povo que padece de tantos males e misérias, dentre elas a maior: o desconhecimento de Deus. Mas somos convictos também de que esta pequena contribuição, vivida com todo amor e fidelidade, é indispensável”, afirmou.

Segundo Gabriela, reuniões como essas também são oportunidade para testemunhar o que Espírito Santo tem realizado através da ação evangelizadora da Comunidade.

Assistência Apostólica / Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *