Institucional

Shalom no congresso das novas comunidades com o Papa em Roma

IMG-20141120-WA0009
Padre Cantalamessa e cardeal Ouellet

Na manhã desta quinta-feira (20), em Roma, teve início o “III Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades”, organizado pelo Pontifício Conselho pelos Leigos, com o tema “A alegria do Evangelho: uma alegria missionária”. O fundador e a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira, participam do evento.

Cardeais, bispos, fundadores e representantes de mais de 100 movimentos e comunidades, vindos de 40 países dos cinco continentes, reúnem-se para aprofundar a discussão de diversos temas de grande relevância para a vida e a missão da Igreja, à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium.

A primeira edição do encontro se deu por ocasião da Solenidade de Pentecostes em 1998, culminando com um belo e profético encontro dos movimentos e comunidades com o Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro.

Em 2006, também próximo à solenidade de Pentecostes, foi a vez de um grande encontro com o Papa Bento XVI.

Por ocasião da vigília de Pentecostes em 2013, nos primeiros meses do pontificado de Francisco, também na Praça de São Pedro, o pontífice falou aos membros dos movimentos eclesiais e novas comunidades, motivando-os a serem, na Igreja, sinal de “novidade, harmonia e missão”.

O cardeal polonês Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, abriu esta terceira edição evidenciando a beleza da diversidade dos Carismas que, na diferença, formam um só corpo na Igreja e com a Igreja.

Dentre os muitos e importantes conferencistas do Congresso estão o pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, o secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, professor Guzman Carriquiry, e o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet.

Representando a Comunidade Católica Shalom, participam do encontro também o assistente internacional, Cristiano Pinheiro; o responsável pela Formação Sacerdotal da Comunidade, padre Denys Lima; o membro italiano da Comunidade e missionário na Alemanha, Marco Mencaglia; o padre João Chagas, também membro da Comunidade e responsável pelo Setor Jovem do PCL.

 

Assistência Internacional/Emanuele Sales


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *