Shalom

Shalom participa de Peregrinação pela Paz na Coreia

Com a peregrinação, o Comitê de Reconciliação deseja engajar vários jovens do mundo em uma busca sincera pela Paz.

De 16 a 22 de agosto, cerca de 150 peregrinos de diversos países – jovens, leigos e sacerdotes – farão uma “Peregrinação Mundial dos Jovens pela Paz” na Zona Desmilitarizada entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. A peregrinação está sendo organizada pelo “Comitê de Reconciliação entre as Coreias”, que tem seu escritório junto à Arquidiocese de Seoul, na Coréia do Sul.

A Comunidade Shalom, através de sua Assistência Internacional, foi convidada a enviar uma delegação para este importante evento, que acontecerá ao longo dos mais de 300km da zona confinante entre os dois países da península coreana. Os dois países, apesar de um armistício que interrompeu a guerra no ano de 1953, continuam vivendo em uma clima de tensão e divisão. Todavia, nos últimos tempos, eles têm dado passos significativos rumo a uma maior colaboração.

Com a peregrinação, o Comitê de Reconciliação deseja engajar vários jovens do mundo em uma busca sincera pela Paz, fazendo ressoar no coração da humanidade uma aspiração à concórdia e ao fim das guerras.

O evento contará com momentos de oração, celebração eucarística, meditações, fraternidade e vários quilômetros de caminhada, pelos quais se darão atividades, partilha entre os participantes e diálogos sobre a Paz.

A delegação da Comunidade Shalom conta com quatro missionários, representando nacionalidades e contextos missionários diversos. Padre Cristiano Pinheiro, responsável pelo Escritório Internacional da Comunidade em Roma, faz parte do grupo de peregrinos, uma vez que este evento também constitui uma oportunidade de consolidação da missão da Comunidade Shalom no continente asiático.

“Nesta peregrinação, duas palavras são particularmente preciosas para nós e nos chamam atenção: Jovens e Paz. Duas dimensões muito caras e essenciais para a vida e a missão da Comunidade Shalom. Ao recebermos o convite para participar desta grande iniciativa, vimos uma clara manifestação da Providência Divina que nos chama a dar a nossa contribuição no caminho de reconciliação que a península coreana está fazendo, a partir do ‘Carisma de Paz’ da nossa Comunidade’, diz Padre Cristiano.

Os participantes viverão um intenso programa que começa em Seoul e que se estenderá por vários pontos da “zona desmilitarizada” entre Norte e Sul. Ao longo do caminho, acontecerão visitas a importantes pontos relacionados à guerra entre as Coreias e momentos de comunhão com bispos e sacerdotes da Igreja Católica Coreana.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *