Notícias

Shalom Rio celebra 29 anos de missão

Missa em Ação de Graças reúne comunidade e missionários para celebrar quase três décadas de evangelização na cidade maravilhosa

comshalom

“Cantemos a glória de Deus!” Com esse convite ao louvor e à gratidão, a Comunidade Católica Shalom celebrou neste domingo (29), os 29 anos de missão na cidade do Rio de Janeiro. A celebração aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, na Zona Oeste, reunindo centenas de fiéis, missionários e membros da comunidade de vida, de aliança e da obra, que ao longo dessas quase três décadas têm testemunhado a ação de Deus na cidade.

A Santa Missa foi presidida por Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada. Na homilia, o vigário refletiu sobre o chamado à vida consagrada como seguimento de Cristo, inspirado no discipulado vivido por Jesus e seus apóstolos. “Somos chamados a ser instrumentos da paz, como expressou o próprio Cristo: ‘Shalom! A paz esteja convosco!’. Esse é o carisma que a comunidade carrega e vive. Maria, quando recebeu o seu chamado, saiu apressadamente para servir. Assim também somos nós: devemos partir, ir com pressa a serviço da Igreja. E todos aqui sabem o quanto o Rio de Janeiro é terra de missão”, afirmou.

Dom Roberto também destacou a beleza da trajetória da missão no Rio e o modo como a evangelização tem realizado diferentes realidades da cidade. “29 anos é uma bela história e é também uma história de evangelização. O Shalom pôde fazer a inculturação com muita leveza, considerando que o Rio é uma grande metrópole. Isso permite uma resposta específica para cada região: seja na zona oeste, na zona central ou em qualquer canto da cidade, vemos a presença viva da comunidade. É sempre uma alegria ver esse desejo, essa jovialidade e essa missionariedade alcançando tantos corações.” 

O vigário, que chegou ao Rio há cerca de 20 anos, também expressou sua alegria por caminhar junto à comunidade ao longo desse tempo: “É sempre uma alegria celebrar com o Shalom. A gente sempre se renova, ainda mais vendo todo esse itinerário na Arquidiocese do Rio de Janeiro”. 

Uma missão que transforma vidas

Desde 29 de junho de 1996, quando a missão Shalom chegou ao Rio de Janeiro por iniciativa do então arcebispo Dom Eugênio Sales, a comunidade se dedica à evangelização da juventude e dos mais vulneráveis. O primeiro passo foi o Projeto Rio Criança Cidadã, que atuava em centros sociais e quartéis, plantando sementes de fé e esperança que, com o tempo, germinassem em toda a cidade.

Hoje, a missão conta com seis centros de evangelização distribuídos por diferentes regiões do Rio, além do Quiosque do Guido, ponto de evangelização no Recreio, e da obra social Abrigo Sagrados Corações de Jesus e Maria, que acolhe idosas em situação de vulnerabilidade em Vigário Geral.

Para o responsável local da missão, padre Rômulo dos Anjos, os frutos colhidos ao longo desses anos vão além do que é possível medir. “Os frutos são muitos, principalmente aqueles que Deus quer gerar: corações que adentram nessa peregrinação. Vemos tantos jovens, tantas famílias, crianças, homens e mulheres. O maior fruto são as vidas transformadas, pessoas que experimentam a graça de Deus e se colocam também nesse movimento de oferta, para que outros façam essa mesma experiência”, afirmou o sacerdote.

Entre memórias, louvor e gratidão, a comunidade Shalom reafirmou neste dia o chamado de ser sinal de paz, esperança, consolo e amor de Deus no coração da cidade. E é assim, com os pés no chão e o coração no céu, que a missão continua, servindo, indo às pressas, e anunciando ao mundo: Shalom! A paz esteja convosco!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *