Formação

Shalom de São Luís realiza Retiro Regional do Pastoreio

comshalom

11807347_857194804362643_6726658449190170066_oA Comunidade Shalom em São Luís (MA) realizou no ultimo final de semana, de 7 a 9 de agosto, o Retiro Regional do Pastoreio, neste ano com o tema “Amor Esponsal, caminho de santidade e despojamento”. Participaram do retiro coordenadores de grupos de oração de Chaves e Belém (PA) e da Difusão da Obra de Chapadinha, Balsas, Imperatriz (MA). Ao todo, 70 pessoas participaram do encontro que foi ministrado pela missionária da Comunidade de Vida Aline Barbosa, da equipe da Assistência Apostólica do Governo Geral.

“O retiro do Pastoreio é um retiro de espiritualidade, que aborda o amor esponsal, na vivência do carisma Shalom, em que os pastores são levados a uma experiência profunda de intimidade com Deus pela vida de oração, à vivência do amor esponsal, em dar a primazia a Deus, e, assim, também levá-los a acompanhar suas ovelhas. Os pastores são chamados a viver uma experiência de Deus e, a partir dela, levar àqueles que Deus lhes confiou, à mesma experiência em vista da santidade”, explicou a coordenadora do ministério do Pastoreio, Tânia Santos.

11844966_857193344362789_881378070412628225_oO retiro teve início na noite de sexta-feira (7) com a primeira pregação e o jantar comunitário. As manhãs foram vividas em silêncio, orientação para oração pessoal e de intimidade com Deus. Já as formações ficaram na parte da tarde, com os temas “Amantes da Santíssima vontade do Pai”, “Eleição de Deus” e “Comunhão de bens”.

“O retiro foi preparado também para viver a experiência dos primeiros a partir da comunhão de bens, a eleição que nos introduz em um caminho de santidade e despojamento de tudo o que não é de Deus e dando a Ele o seu lugar devido”, explicou Tânia.

“Neste ano, a assistência apostólica elegeu 12 missões onde devemos realizar esse retiro, cujo pregador é sempre um membro da equipe. O retiro foi pensado para dar um sustento maior ao pastoreio acerca da mentalidade do Carisma, de levar os pastores a aprofundar suas vidas de intimidade com Deus e também para promover a renovação do amor esponsal. Renovados por essa graça, eles poderão formar outros pastores e conduzir suas ovelhas, já que esse é um dos ministérios mais importantes na Obra Shalom”, disse Aline Barbosa.

11791970_857195881029202_5577234673904425483_oPara Dilma França, da Missão de Chaves (PA), o Retiro foi um grande presente Deus. “Para mim, foi um grande presente de Deus, pois pude experimentar a renovação espiritual, sobretudo por conta do tema, ‘Amor Esponsal’. Pude vivenciar com outros irmãos de outras missões as graças e os desafios próprios do ministério do pastoreio. E tudo isso, sabendo da importância do ministério na formação de novos cristãos. Foi uma reciclagem, de renovação, de bálsamo. Foi de fato um auxílio para os pastores de todo regional”, contou a missionária.

Ainda na noite da sexta-feira (7), houve também Assembleia Comunitária com a Comunidade de Aliança, Comunidade de Vida e vocacionados, em que Aline Barbosa falou sobre a evangelização, para despertar na Missão de São Luís a importância desta ação e partilhar as graças e desafios. Ela destacou que a evangelização não para diante das dificuldades, mas avança e se lança com novos métodos, novas abordagens, a partir da condução do Espírito Santo.

Confira a galeria de foto desta matéria aqui

Aline Coelho

Edição: Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *