Formação

Você sabe o significado da Semana Santa?

Deus nos ama tanto que assumiu sobre si nossos sofrimentos, ensinando-nos que no amor e por amor até mesmo a dor se enche de sentido e valor.

comshalom

Todos os anos ouvimos falar da Semana Santa, muitas vezes a vivenciamos como um simples feriado prolongado ou pensamos que são meros dias tristes pra lembrar o sofrimento de Jesus. Quando na verdade é uma semana muito importante para nós cristãos, onde somos inseridos na beleza, verdade e amor revelados na paixão, morte e ressurreição do Senhor através da liturgia. Você conhece o significado destes dias?

​Domingo de Ramos

A semana santa tem início no Domingo  de ramos e podemos perceber características próprias dessa celebração, nas missas com procissão, esta inicia-se já com o evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém com o povo saudando-o com ramos nas mãos, estendendo-lhe os mantos e com gritos de ‘Hosana!’, tratamento digno de reis naquela época, segue-se então a procissão e na liturgia da palavra vemos o Senhor que é apresentado por Isaías como o servo sofredor, Paulo ensina que toda a Kênosis (esvaziamento) vivido pelo Filho de Deus por amor faz com que em todo o tempo e lugar seja proclamado que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. E na proclamação do evangelho acompanhamos toda a narração da paixão e morte do Senhor que apontará o sentido da vivência dessa semana.

​Os Ramos são transformados em cinzas. Você sabia que os ramos usados nessa procissão são guardados durante o ano e depois serão transformados nas cinzas que recebemos na abertura da quaresma do próximo ano no dia da missa de cinzas?

Como podemos nos enxergar naquele povo que um dia saúda o Senhor como Rei com gritos de Hosana e logo depois grita: crucifica-o! crucifica-o! Como percebemos nosso amor inconstante e nossas indecisões pelo evangelho… Salva-nos, Senhor!

No amor e por amor até mesmo a dor se enche de sentido e valor. De maneira especial neste tempo em que nos vemos cercados por tanto sofrimento, que graça é poder se dedicar mais a oração e perceber que Deus nos ama tanto que assumiu sobre si nossos sofrimentos, ensinando-nos que no amor e por amor até mesmo a dor se enche de sentido e valor.

Quinta-feira santa

Na quinta-feira santa temos duas importantes celebrações onde contemplamos a instituição do sacerdócio, celebrado normalmente pela manhã na conhecida missa dos santos óleos e depois ao fim do dia celebramos a instituição da eucaristia seguida pela vigília.

Sexta-feira Santa

Jejum, penitência, silêncio. Na sexta-feira santa, dia de jejum e penitência, único dia do ano em que a igreja não celebra missa, temos o ato litúrgico da paixão do Senhor. Celebrada as 15h relembrando o momento de Sua paixão e morte, e normalmente marcada pelo gesto do beijo da cruz. Após esse momento a Igreja entra num profundo silêncio de espera pela Ressurreição do Senhor.

Sábado Santo

O sábado santo após um fecundo silêncio, a noite nos faz experimentar a alegria da ressureição pela vigília pascal, uma celebração riquíssima em símbolos, significado e graça. Nesta celebração testemunhamos o batismo dos catecúmenos e ouvimos a voz forte da Igreja pela assembleia entoando hino de glória a Deus, anunciando ao mundo que Cristo Ressuscitou.

Domingo de Páscoa 

E no domingo de Páscoa somos inseridos num tempo que dura 50 dias onde mergulhamos na vida do Ressuscitado, no seu encontro com seus discípulos e sua ascensão em preparação para a festa de Pentecostes.

Que essa semana santa seja vivida por cada um com muito amor, fé e piedade para colher com abundância frutos de santidade no caminho de união com Deus.

 Itamar Soares
Consagrado da Comunidade Católica Shalom

Participe do Retiro de Semana Santa Shalom

Serviço

Retiro de Semana Santa
Quando: 17 a 20 de abril de 2025
Onde: Confira os locais do Retiro de Semana Santa Shalom 2025
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *