Formação

Sinais de que é hora de fazer amizade com a organização

A bagunça não é algo ruim como você pensa, mas precisa ser resolvido para que outras sensações ruins não surjam e para que você se sinta confortável onde quer e com quem estiver. 

Foto: Pexels

Muitas pessoas demoram a entender em qual momento precisam encarar a organização com mais seriedade. Isso acontece porque a organização é uma habilidade que caminha com o autoconhecimento, e, quando não nos conhecemos bem, deixamos de lado as habilidades que precisamos adquirir para nos desenvolver melhor. 

Quando começamos a nos sentir fora do controle de nossos dias e quando começamos a esquecer coisas e cometer erros com constâncias, é necessário parar e pensar na necessidade de crescer na organização pessoal. Outros sinais de que você precisar crescer na organização são:

  • O esquecimento constante – sem um bom motivo – dos seus compromissos: para isso, organize sua agenda e mantenha sua lista de tarefas atualizada. 
  • Não ter noção das coisas que possui: isso acontece bastante com quem vai ao mercado, por exemplo, e compra coisas que já possui em casa. Isso também fica bem claro quando você faz uma faxina no guardar-roupa e encontra coisas que nem lembrava que tinha. Para melhorar esse ponto: comece a fazer compras apenas após verificar a despensa, e a comprar roupas novas após fazer uma geral no guarda-roupa e identificar as suas reais necessidades.
  • Perder coisas pequenas: óculos, chaves, carteira… Perder essas coisas de vista várias vezes é sinal de que você não possui espaços estratégicos de ordem dos objetos. Resolva isso, definindo espaços para cada coisa.
  • Estressar-se com tarefas simples: um exemplo disso, é o estresse e a irritabilidade quando você precisa se arrumar para sair. Isso pode acontecer porque você não pensou antecipadamente na sua roupa. Ficar frustrado e estressado por não conseguir fazer coisas simples como preparar o jantar pode ser resolvido com a simplificação dos processos. Pensar o cardápio antes – simplifica o processo também. Verificar se tenho todos os ingredientes para fazer a receita, diminui o estresse de começar e não poder concluir.
  • Facilidade de distrair-se: esse é um sinal de que seu ambiente precisa estar mais propício a concentração. Arrume as coisas antes de começar alguma tarefa… E não faça outra coisa antes de finalizar o já começado. Exercite o foco. Tente usar a Técnica Pomodoro. 
  • Atração por produtos organizadores: sim! Se você se sente atraído por cestos, divisórias e etiquetadoras é um sinal de que você quer melhor se organizar. Até porque nossos desejos partem de necessidades também e surgem pelo fato de que você deseja solucionar um problema como organizar objetos espalhados. Quando sentir essa necessidade, identifique primeiro o que você deseja organizar e busque os produtos que tenham tamanho adequado com seus objetos. Se precisar de orientação, peça ajuda a um profissional de organização, ele vai calcular o que você realmente precisa para organizar seus objetos e indicará os produtos adequados. 
  • Sensação de não ter o que fazer, não saber por onde começar e vergonha das suas coisas: esse ponto é mais delicado e precisa ser trabalhado com paciência e a consciência de que ninguém se torna organizado da noite para o dia. É um processo e exige tempo e ação. Comece a quebrar essas sensações, com listas das coisas que você gostaria e que precisa fazer. Comece executando as tarefas que mais te atraem e organize seu ambiente com ânimo e persistência definindo espaços para cada coisa. A bagunça não é algo ruim como você pensa, mas precisa ser resolvido para que outras sensações ruins não surjam e para que você se sinta confortável onde quer e com quem estiver. 

Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *