Institucional

Sínodo sobre a Família: dioceses preparam síntese do Questionário

comshalom

Faltam poucos dias para que as dioceses em todo o mundo respondam ao Questionário sobre a família, enviado pelo Vaticano em outubro do ano passado, em preparação ao Sínodo Extraordinário de 2014. O prazo expira em 20 de janeiro.

No Brasil, a Diocese de Uberlândia (MG) realiza no próximo sábado, 11 de janeiro, um mutirão para que fiéis leigos, religiosos, padres e diáconos respondam às 38 questões sobre o matrimônio, filhos, convivência, sexualidade e outros assuntos.

As contribuições das paróquias de todo o país serão entregues à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que produzirá um documento a ser enviado à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

Na Itália, as 226 dioceses entregaram suas respostas terça-feira passada. Os 38 quesitos foram discutidos nas paróquias, nos conselhos pastorais e nas coordenações das associações laicais.

Na Suíça, os fiéis puderam responder diretamente às perguntas, sem a intermediação de estruturas territoriais da Igreja. E as respostas superaram as expectativas: 23 mil questionários entregues.

Já a Associação das mulheres católicas (Katholische Frauengemeinschaft) na Alemanha pede à Conferência Episcopal Alemã que publique os resultados de todas as dioceses para a preparação ao Sínodo.

Na Guiné-Bissau, a Diocese de Bafatá já fez sua síntese na terça-feira. A comissão especial da Diocese se reuniu com o Bispo, Dom Pedro Zilli, na cidade de Buba. Na reunião, todos foram unânimes em dizer que, além de dar o seu contributo ao Sínodo, será a própria Diocese, com suas paróquias e missões, a beneficiar, pois valorizando o seu conteúdo, poderá atuar na pastoral familiar de modo muito mais incisivo e realístico.

Em 29 de dezembro passado, o Papa assim concluiu a sua oração no Angelus:
“Sagrada Família de Nazaré, que o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus”.

Fonte: Rádio Vaticano 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *