Mundo

Síria: As cifras da prolongada guerra civil

comshalom

guerra4O Arcebispo de Aleppo, na Síria, Dom Jean-Clément Jeanbart, metropolita dos grego-católicos, reuniu dados quantitativos que contribuem para compreender a magnitude do desastre humanitário consequência da prolongada guerra civil que está sangrando o país.

“Nos últimos meses, somente em Aleppo”, diz o Arcebispo em uma nota enviada à agência Fides, “1400 fábricas e oficinas foram saqueadas, demolidas ou incendiadas, enquanto em todo o país mais de duas mil escolas foram devastadas ou inutilizadas, 37 hospitais e cerca de mil pequenas clínicas e dispensários foram vandalizados”.

A maioria dos depósitos de trigo foi esvaziada, as centrais elétricas sabotadas, linhas de ferrovia e estradas bloqueadas ou em estado impraticável e perigoso por causa dos grupos armados que aterrorizam os viajantes que se atrevem a passar ou sair da cidade.

“Diante dessas adversidades e do caos que estamos vivendo”, diz o Prelado, “não nos resta mais que nos entregar à Misericórdia divina, a única capaz de nos libertar e restabelecer a paz no país”.

“Que a Santa Cruz do Senhor ilumine os que detêm o poder. Nós podemos mais que agradecer ao Papa Francisco pelos seus apelos repetidos e insistentes à oração pela paz na Síria”.

Fonte: ACI


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.