Formação

Só pensar é agir?

Pressa e ansiedade: duas coisas que mais nos distraem do pensamento de Deus, nos levando a cólera pelo menor obstáculo que encontramos.

comshalom

Mas aquele que deseja ser um servo do Deus da paz, não deveria trabalhar em paz? Evitando é claro, uma lentidão excessiva… sem desejar ser anjo ou um bem-aventurado antes do tempo. Todos os extremos são regados aos defeitos. Optar em ser tranquilamente ativo e ativamente tranquilo, que mais parece um trocadilho sem sentido, é mais vantajoso. Vantajoso, se diminuirmos a excessiva gama de interesses que torna o espírito inquieto e triste, formando em nós uma secreta ambição de querer fazer muito, e não o melhor.

“O nosso amor próprio é um grande embrulhador, que quer sempre abarcar muito e nada aperfeiçoar.” São Francisco de Sales

O fato é que, ao nos colocarmos na presença de Deus, meio que o próprio Deus encontrou para nos aperfeiçoar, deve ser com doçura sem esforço ou grandes práticas espirituais, pois o Deus da paz quer que todas as coisas se façam em paz e por amor. No céu pensaremos em Deus ininterruptamente, no entanto, as distrações, ocupações, necessidades do corpo e imaginação, deste mundo, dificultam o permanecer na presença de Deus.

Os que devido a pressa, ansiedade e preocupações julga não desfrutar da presença de Deus por não está pensando n’Ele constantemente, está enganado. Há uma saída! Mesmo que não pense em Deus, mas agiu por Deus, a sua obra terá mais valor que seus pensamentos. Não se vive apenas de boas intenções. Enquanto estudamos, lemos, comemos, falamos, não pensamos em Deus porém, nossas atitudes procedem segundo a vontade de Deus, isto é o bastante para nos tranquilizar e participar das graças de Deus em nós. Fizemos o melhor.

Incluir jaculatórias com frequência no nosso dia a dia, com confiança e amor, é uma prática eficaz, se passamos muito tempo sem pensar em Deus ou de fazer alguma coisa por Ele.

Não esquecer: a ação feita para a glória de Deus tem mais valor do que o pensamento em Deus. O pensamento é feito para a ação e não a ação para o pensamento.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *