O verão tão esperado chegou! E com ele o tempo de calor, altíssimas temperaturas, muita chuva e fortes tempestades! Calor é sinônimo de muito sol. É verdade que moramos num “país tropical, abençoado por Deus”! Afinal ele faz bem ou não para a saúde? Quais são as vantagens e desvantagens do Sol?
Quais as consequências para a saúde com a super exposição aos raios do sol? É verdade que provoca manchas na pele, eczemas, alergias e até mesmo câncer? Sim, o sol faz bem à saúde! Todos os seres vivos dependem da luz solar para sobreviver: os vegetais para a fotossíntese (a clorofila, por exemplo, que dá a cor verde a muitos vegetais), a glicose vegetal (energia das plantas).
O Sol faz despertar em nós, seres humanos, a vitamina D, fundamental para o fortalecimento dos óssos e dos músculos, combate à osteoporose, osteomalácia (amolecimento dos óssos) em crianças, produção de cálcio e fósforo no sangue. Pelo menos 15 minutinhos diários é recomendado essa exposição no período da manhã ou final de tarde.
Estudos revelam que o uso moderado do sol também ajuda na prevenção de doenças como: Enxaqueca, Alzheimer, Alergias, doenças
auto-imunos, câncer (e colo de útero, mama e de próstata), depressão, diabetes, hipertensão, infertilidade, distúrbios alimentares, cáries, miopia, obesidade, Parkinson, psoríase…entre outras.
Porém, o outro lado também precisa ser dito! O sol também faz mal. E aqui podemos elencar algumas das principais consequências: os raios UV (ultravioleta – radiação eletromagnética – assim sendo, UVA, UVB e UVC são diferentes tipos de Raios Ultravioletas transmitidos pelo sol). Esses raios penetram na pele mais profundamente, aceleram o envelhecimento cutâneo, provocam manchas, queimaduras, despigmentação, quadros de alergias, e até danificam o ADN das células, onde aparecem os vários tipos de câncer de pele. Usar o sol sem proteção ou bloqueadores solares é arriscar-se muito e atrair essas doenças com suas trágicas consequências. Aliás, recomenda-se o uso de protetor solar todos os dias, mesmo nas sombras ou dias nublados. Os raios atravessam as nuvens.
Eis algumas dicas para evitar os desconfortos e contratempos provocados pelo sol.
Lembre-se de uma palavra e peço que você a memorize: A.F.A.R.
Afar ? O que é isso? É muito simples, vamos lá.
A (de Água) F (de Filtro Solar) A (de Alimentação) R (de Roupas confortáveis).
– No verão é muito comum a desidratação, portanto, pelo menos 2 litros de água por dia
– Evitar a exposição das 10h00 às 16h00 e usar sempre o filtro solar
– Na alimentação evitar aqueles de difícil digestão (frituras, gorduras). Prefira frutas e muitas saladas.
– Usar roupas leves e confortáveis.
Não esqueça de proteger bem as crianças com chapéus, bones, camisetas e é claro: muito protetor solar. Usar óculos faz bem, desde que sejam “originais”, ou seja, que verdadeiramente protegem os olhos contra os raios solares.
Verão é um tempo maravilhoso de passeios, praias, piscinas, etc…mas também pode ser um grande vilão se “abuser” do sol sem os devidos cuidados. Afinal de contas, prevenir é ainda o melhor remédio.
Viva o verão, viva o sol, viva a luz…com sabedoria e esquilibrio.