Institucional

Sou Shalom, meu sim é para sempre

comshalom

tau1O mistério de toda e qualquer vocação só pode ser bem correspondido e vivido se subirmos às alturas do mistério de Deus. E poderíamos nós, tão fracos e tão lentos, elevarmo-nos às alturas e lá contemplarmos a face de Deus que chama com timbre eterno no forte e doce ressoar de sua voz? Sim podemos, pois temos a segurança de que não somos nós que nos elevamos, mas é Ele que nos eleva. A nós, cabe a justa atitude de o desejarmos na autêntica busca por Sua face por meio de uma vida sacramental e de oração assídua, parada com Ele, profunda de silêncio interior e de diálogo cada vez mais experimentado como crescente amizade e esponsalidade com Ele que é Amor  e que, na dinâmica infinita e explosiva  do movimento de amor trinitário nos encontra, nos envolve, nos cerca e nos faz experimentar da generosa oferta de amor de Pai que nos dá Seu Filho Cristo Jesus, o Ressuscitado que passou pela Cruz, que soprando sobre nós diz: ”Recebei o Espírito Santo”(Jo 20,22) e nos constitui como seus eleitos, os  feridos de amor na ferida de perene amor do Seu lado aberto que nos faz com o corpo, a alma e o espírito dizer e viver a verdade que não passa de que ELE MERECE TODO AMOR DO MUNDO.

ISTO NÃO PASSA, PORQUE CRISTO NÃO PASSA.“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “Aquele-que-é, Aquele-que-era e Aquele-que-vem, o Todo Poderoso”(Ap 1,8). Portanto, todo ato de Deus contém a chama inapagável do para sempre. Assim, AQUELE QUE É CHAMADO POR DEUS RECEBE A INICIATIVA DE QUEM O ESCOLHEU ANTES DA SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, “ANTES MESMO DE TE MODELAR NO VENTRE MATERNO EU TE CONHECI”(Jer. 1,3). E Deus que age segundo a sua essência, o Amor, espera e esperará sempre a iniciativa de quem foi escolhido, o sim generoso causado por uma forte experiência de eleição, de descoberta do ato de Deus sobre sua vida, uma resposta que também não passará, que não tem prazo de validade, porque terá sobre ela a antecipada iniciativa de Deus que elege, chama e sustenta o sim dado.

Partindo disto, cheios de louvor e glorificação do nome de Deus dizemos ancorados pela boca da Igreja de Cristo, “O CARISMA SHALOM SE EXPRESSA COMO UMA VOCAÇÃO”(Moysés, Carta à Comunidade – 2005, p.81). Uma vocação que como nos diz a própria Igreja: “testemunha a radicalidade evangélica, o sentido vivo da comunhão e o generoso compromisso formativo e missionário”(Decreto de Reconhecimento Pontifício, 2007). Sendo uma vocação, aqueles que foram eleitos para vivê-la estão diante da própria identidade, pois SER SHALOM corresponde à própria ontologia de si mesmo.

tau2Como Shalom, eleitos por Deus para esta magnífica Vocação de Paz, na graça da eleição, na força do carisma, na vida de cada dia de celibatários pelo Reino, casais, sacerdotes, seminaristas, diáconos, homens e mulheres, jovens e adultos, pessoas casadas e solteiras podemos experimentar e testemunhar que, mesmo sendo “os mais fracos, os mais pecadores, os vasos de argila”(Escrito Amor Esponsal, art. 14) , o Senhor nos ESCOLHEU, nos ELEGEU para em nós realizar a sua grande Obra, nos dando como  “alvo a santidade, não por presunção, mas por vocação” (Escrito Amor Esponsal, art. 11) a ser conquistado na vida ofertada, no espírito missionário indo onde a Igreja de Cristo nos apontar como resposta a ser dada no SER SHALOM, nos passos firmes sobre o Caminho da Paz,  percurso de CONTEMPLAÇÃO, UNIDADE E EVANGELIZAÇÃO, no qual Cristo nos faz pobres, castos e obedientes exalando o perfume do carisma a todo jovem, a todo homem afastado de Cristo e da Igreja.

O Senhor nos constituiu assim, Ele nos deseja assim até o último dia de nossas vidas, o dia em que, com o Tau, o sinal de nossa eleição sobre o peito, nós também diremos como São Paulo “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça” (II Tim. 4,7). Esta verdade está reservada para nós e se esconde a cada dia na fidelidade à vocação que o Senhor nos deu, na Alegria de dizer e viver, de cantar com a existência este hino de louvor: “SOU SHALOM, MEU SIM É PARA SEMPRE.”

Nestes anos de Vocação Shalom, na graça da resposta generosa ao chamado de Deus de nosso fundador, muitos foram atraídos a este carisma, encontraram sua vocação e permanecem nos alicerces do sim renovado todos os dias em direção ao para sempre. Mas o Senhor continua a chamar, a eleger, a manifestar o seu at o de escolha desde sempre e para sempre. Portanto, a você que se sente atraído a esta vocação e se vê diante de tudo que foi escrito acima, que é apenas uma fagulha da imenso dom deste carisma, tenha coragem de afirmar de dentro pra fora “ESTE SOU EU! ISTO NÃO É ACIDENTAL. ISTO É ESSENCIAL”. (Moysés, Carta a Comunidade 2005). E de também, na generosidade da oferta, responder cheio de parresia: “SOU SHALOM, MEU SIM É PARA SEMPRE.”

 

Junior Alves
Formação Ago/2009


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *