Em busca de ondas e de evangelização, jovens da missão de João Pessoa e Maceió foram para a Jornada Mundial da Juventude surfando e despertando o sagrado no coração das pessoas.
“Pilgrim Surf Move”, ou apenas Surf Peregrino, assim foi batizado o projeto dos jovens da missão de João Pessoa e de Maceió que se uniram com um único desejo, ondas perfeitas e evangelização até a cidade do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. A viagem teve inicio no dia 12 de julho, saindo de João Pessoa (PB), passando por todo litoral até o encontro com o Papa na cidade maravilhosa, no dia 23.
Os jovens também tiveram a idéia de fazer um documentário durante a peregrinação, como um diário de bordo da aventura, mostrando assim como é possível ser jovem, surfar e ter a coragem de despertar no coração dos homens aquilo que é sagrado em si mesmo: a presença de Deus, o Seu amor expresso na criação e no dom de cada vida.
Segundo Eduardo Martins, um dos peregrinos surfistas, consagrado da Comunidade de Vida Shalom,“a idéia surgiu da proposta de testemunhar o encontro de Jesus Ressuscitado com a maior onda de pessoas do planeta, que é a jornada. Também registramos que a Providência Divina nos trouxe através de um site criado por nós”.
Missas, orações e momentos de profunda espiritualidade foram marcas profundas dessa aventura. E não podia ser diferente já que tudo foi por amor a Deus e, apesar de momentos difíceis durante o percurso, tudo ganhava mais sentido para os peregrinos que ali encontravam forças para ir além e enfim poder chegar a JMJ, fazendo discípulos. Assim todos somos chamados a ir além, a empenhar nossa espiritualidade e nossa vida com ousadia e criatividade para dizer ao mundo: o amor não é amado!
Passando por cidades como Itacaré e Eunápolis, na Bahia; Linhares, no Espírito Santo, a peregrinação foi sendo uma resposta de Deus a cada parada, a cada onda surfada e a cada pessoa para quem ia sendo anunciado o Evangelho. Possivelmente, João Paulo II teria gostado de participar dessa aventura mas, também, é bem possível que ele tenha feito uma festa no céu com essa iniciativa, que foi a cara da Jornada Mundial da Juventude.
O documentário fruto da peregrinação será lançado ano que vem, ainda sem data marcada.
Se você curtiu, pode acompanhar mais informações no site: http://ewmartins.wix.com/pilgrimsurf#!blogger-feed/c1qln
Por Felipe Ramos