Institucional

Surf Peregrino: Ondas, evangelização e JMJ

comshalom

ONDA

Em busca de ondas e de evangelização, jovens da missão de João Pessoa e Maceió foram para a Jornada Mundial da Juventude surfando e despertando o sagrado no coração das pessoas.

“Pilgrim Surf Move”, ou apenas Surf Peregrino, assim foi batizado o projeto dos jovens da missão de João Pessoa e de Maceió que se uniram com um único desejo, ondas perfeitas e evangelização até a cidade do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. A viagem teve inicio no dia 12 de julho, saindo de João Pessoa (PB), passando por todo litoral até o encontro com o Papa na cidade maravilhosa, no dia 23.

Os jovens também tiveram a idéia de fazer um documentário durante a peregrinação, como um diário de bordo da aventura, mostrando assim como é possível ser jovem, surfar e ter a coragem de despertar no coração dos homens aquilo que é sagrado em si mesmo: a presença de Deus, o Seu amor expresso na criação e no dom de cada vida.

Segundo Eduardo Martins, um dos peregrinos surfistas, consagrado da Comunidade de Vida Shalom,“a idéia surgiu da proposta de testemunhar o encontro de Jesus Ressuscitado com a maior onda de pessoas do planeta, que é a jornada. Também registramos que a Providência Divina nos trouxe através de um site criado por nós”ONDA2.

Missas, orações e momentos de profunda espiritualidade foram marcas profundas dessa aventura. E não podia ser diferente já que tudo foi por amor a Deus e, apesar de momentos difíceis durante o percurso, tudo ganhava mais sentido para os peregrinos que ali encontravam forças para ir além e enfim poder chegar a JMJ, fazendo discípulos. Assim  todos somos chamados a ir além, a empenhar nossa espiritualidade e nossa vida com ousadia e criatividade para dizer ao mundo: o amor não é amado!

Passando por cidades como  Itacaré e Eunápolis, na Bahia;  Linhares, no Espírito Santo, a peregrinação foi sendo uma resposta de Deus a cada parada, a cada onda surfada e a cada pessoa para quem ia sendo anunciado o Evangelho. Possivelmente, João Paulo II teria gostado de participar dessa aventura mas, também, é bem possível que ele tenha feito uma festa no céu com essa iniciativa, que foi a cara da Jornada Mundial da Juventude.

O documentário fruto da peregrinação será lançado ano que vem, ainda sem data marcada.

Se você curtiu, pode acompanhar mais informações no site: http://ewmartins.wix.com/pilgrimsurf#!blogger-feed/c1qln

Por Felipe Ramos

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *