Institucional

Tau – um sinal de Deus

comshalom

Era 1º de Maio de 2011, um dia como hoje: oitava de páscoa, domingo da Misericórdia. Eu estava morando no Rio de Janeiro e havia combinado com uma pessoa de ir à missa na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana.

Por um “acaso” e por meu jeito aéreo de viver a vida, peguei o metrô no sentido contrário ao de Copacabana (vivendo no automático – era esse o fluxo do trabalho todos os dias) e acabei desembarcando na estação perto do Shalom no Rio. Só me dei conta do erro quando já tinha desembarcado e fiquei pensando se era coincidência ou providência de Deus para que eu fosse à missa no Shalom naquele dia tão singular.

Ainda questionando se eu não deveria voltar para meu compromisso inicial, pedi para Deus me dar um sinal que me dissesse se eu deveria mesmo ir ao Shalom e, pra não ter dúvidas quanto a esse sinal, fui bem claro pra Deus: só me convencerás se eu vir uma pessoa usando um Tau**. Parecia minha própria voz, mas se revelava ali a voz do Grande Outro, pois era o próprio Deus quem me conduzia.

Havia em mim uma certeza estranha e absolutamente improvável que havia alguém ali e que tudo aquilo estava sendo observado e cuidado. Virei-me para trás e imediatamente vejo aquele Tau pendendo sobre o coração de uma das responsáveis pelo vocacional na época que, com toda sua simpatia, me saudou já me convidando para a missa. Se eu ainda tinha alguma dúvida quanto ao meu destino, já havia me convencido.

Intrigado, perguntei diretamente a Deus: Por quê? O que queres nesta missa? O que há de diferente nela? A essas perguntas já em minha reflexão antes do início da missa, o Senhor claramente me falou: “Preste atenção na minha Palavra: Vou falar de tua Vocação.”

Eram as mesmas leituras de hoje, 23 de Abril de 2017.

Atos 2, 42 – “ Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum.”

Sl 117 –  “ Dai Graças ao Senhor porque Ele é bom! “

IPd 1 6-9 – “ Deste modo a vossa fé será provada como sendo verdadeira- mais preciosa que o ouro perecível.”

Jo 20, 19-31 – “A Paz esteja convosco (Shalom!)’ ‘Introduz aqui o teu dedo e vê minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado.’ ‘ Meu Senhor e meu Deus.’”

Ali eu soube que havia algo muito grande diante de mim e que até hoje não alcancei a dimensão. Percebo que será assim para sempre: eu diante da grandeza do Esposo Ressuscitado que Passou pela Cruz, compreendendo somente a pequena parte que me é dado entender, extasiado por minha indigna eleição.

Hoje, primeiro dia em que acordo com o Tau pendendo misericordiosamente sobre meu coração, sinto Deus lembrar fortemente o que sou. Sou Shalom.

E cada passo meu faz balançar para frente este tau, que quando retorna toca meu coração – e meu lado- e me diz de novo: “Shalom! Paz a vós!”.

 

* Pedro Subtil de Paula, neo-discípulo da Comunidade Católica Shalom em São Paulo.

** Tau – ler https://comshalom.org/sob-o-simbolo-do-tau

O Sinal – Ao firmar sua pertença à Comunidade, o membro da Comunidade de Vida ou de Aliança receberá como sinal visível uma cruz em forma de Tau, símbolo de sua eleição e pertença a Deus e à Comunidade. (Estatutos da Comunidade Católica Shalom, 19)

Anotações de Pedro, em 2011, sobre sua vocação. Em abril de 2017, ele é o novo discípulo da Comunidade Católica Shalom.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pedro, SHALOM.
    Louvo e Bendigo a Deus pelo Dom da sua vida, sua familia, sua historia, mas sobretudo pelo DOM DA VIDA OFERTADA, dia apos dia no Belissimo Carisma Shalom, a que Deus por Misericordia, nos chamou, sem qualquer merito de nossa parte..
    Festejamos Comunitariamente , mas a Grande Festa e no Ceu.A Virgem Imaculada, Rainha dos Anjos e Santos esta a Frente e Ordena a Sao Miguel Arcanjo Principe das Milicias Celestes que Comtbata por noa, livrando-nos de todo o mal. ate aos Difinitivos , ao Para Sempre, dando-nos entrada no Paraiso, acompanhados de uma multidao de Homens e Mulheres que que CONQUISTAMOS , na Missao que ELE nos confiou.